A Jambo Sport Business publicou pelo terceiro ano consecutivo, um estudo sobre as marcas mais presentes nas 20 principais ligas do mundo na temporada 2016-2017.
Para se chegar aos vinte campeonatos mais valiosos, foram levados em conta o valor de mercado dos elencos nos últimos anos. A amostra considerou 368 times da primeira divisão de 20 campeonatos diferentes da Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Rússia, Turquia, Portugal, Ucrânia, Brasil, Holanda, México, Argentina, Bélgica, Grécia, Romênia, Japão, EUA, Colômbia e China).
Nas primeiras posições nada de anormal, mesmo com seis clubes a menos do que na temporada passada, a Nike continua líder com 79 equipes.
Em segundo lugar aparece a Adidas que perdeu 5 times, mas conta com um total de 74 clubes nas principais ligas pelo mundo.
Em um surpreendente terceiro lugar, aparece a Joma que vem em uma grande crescente e pulou de 11 equipes para 26 clubes nos últimos três anos.
A Puma e a Umbro dividem a quarta posição com 22 times, no entanto a empresa alemã vem perdendo parceiros nos últimos anos, enquanto a marca inglesa vem somando acordos a cada ano que passa.
Em sexto lugar aparece a Kappa com 15 equipes, três a menos que no ano passado.
Na sétima posição surge a Macron que angariou mais dois parceiros desde o levantamento na última temporada e agora soma 12 parceiros.
Em oitavo aparece a Lotto com 11 clubes, já Hummel e Under Armour completam o top 10 dividindo a nona posição com 7 times cada.
Clique aqui e confira o levantamento da Jambo Sport Business em detalhes.
►Compre camisas de futebol na Fut Fanatics
O que acharam do levantamento com as marcas mais presentes nas 20 principais ligas do mundo em 2016-2017? Alguma surpresa?