O América Futebol Clube de Belo Horizonte-MG será mais uma equipe no futebol brasileiro a ter uma marca própria de materiais esportivos, a segunda na Série A do Campeonato Brasileiro, já que o Bahia estreia a Esquadrão nos próximos dias.
A informação é do Superesportes MG, que divulgou que a nova marca a equipe será lançada para o começo de 2019, uma vez que o atual contrato com a Lupo é válido até o final deste ano.
O nome ainda não foi divulgado, mas o que já se sabe é que a Bomache será a responsável pela confecção dos materiais. Atualmente, a empresa de Fortaleza é referência no Brasil quando se fala de marcas próprias, fabricando os uniformes de mais da metade das equipes que aderiram à estratégia.
Em entrevista para o Superesportes, Erley Lemos, diretor de marketing e negócios do América, disse que a ideia já vinha sendo estudada desde o final de 2017 e que o clube sairá ganhando.
“Teremos várias vantagens e a financeira é uma delas. Com a marca própria teremos propriedade na definição de preços, distribuição e de condições de mercado. Poderemos definir quais produtos faremos. Teremos camisas direcionadas, como camisas intermediárias e camisas idênticas às de jogo. Todas com o mesmo layout, mas com padrões de acabamento diferentes. Isso é muito comum em alguns clubes da Europa. A gente também não fica refém de uma marca de mercado, e pode intervir na qualidade, acabamento, produção e comercialização”, explicou.
Segundo Lemos, a questão financeira foi a grande responsável pela decisão de se criar uma marca própria.
“Os valores foram levados em consideração. Vamos ter royalties maiores na venda de produtos e participação direta no desenvolvimento e comercialização, eliminando intermediários. Escolhemos um fornecedor que tem capacidade de entrega e se especializou em marcas próprias para clubes. A Bomache vai desenvolver e produzir os uniformes.”
“Escolhemos um fornecedor que tem capacidade de entrega e se especializou em marcas próprias para clubes. Certamente irá aumentar o número de peças vendidas. Criar mais uma marca atrelada ao clube, que transmita valores ao torcedor gera grande identificação com a torcida. Isso acaba, também, impactando na relação comercial. Quando o torcedor se identifica mais, valoriza mais”.
Atualmente diversas equipes brasileiras estão apostando na estratégia de operar a sua própria fornecedora, Paysandu com a Lobo, Fortaleza com a Leão 1918, CSA com a Azulão, Juventude com a 19Treze, Santa Cruz com a Cobra Coral , o Joinville com a OCTO e mais recentemente, o Coritiba com a 1919, são alguns dos exemplos de times que já estão vestindo seus próprios uniformes.
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