Sabia que a Skol já patrocinou a camisa de um time de futebol? E que esse clube não é brasileiro? Falaremos um pouco mais sobre essa curiosidade aqui no MDF.
Bebidas e futebol
Empresas de bebida patrocinando clubes de futebol é algo bem comum no mundo do marketing esportivo. Curiosamente, todos os setores desse mercado já apareceram em algum time, desde água mineral, marca de leite, refrigerantes, até bebidas destiladas.
Já trouxemos por aqui, inclusive, alguns cases interessantes, como o da Coca-Cola com os times da Copa União de 1987, e o precursor “oficial” dos patrocínios em uniformes, que foi a Jagermeister nas camisas do Eintracht Braunschweig.
Mas, se tem um tipo de bebida que faz muito sucesso nos uniformes de times de futebol é a cerveja. Do ponto de vista publicitário, a cerveja e o futebol são complementares, uma vez que uma grande parcela dos consumidores de futebol aprecia assistir os jogos tomando uma “gelada”. Inúmeros são os casos também de torcidas lutando por cerveja no estádio e tudo mais.
E no mundo do marketing esportivo já vimos grandes cases de sucesso, como Carlsberg/Liverpool, Quilmes/Boca Juniors, Budweiser/River Plate, Estrela Galícia/Celta de Vigo, Corona/América-MEX, Mahou/Real Madrid, entre outros. No Brasil, porém, as empresas de bebidas alcoólicas são proibidas de estampar sua marca nas camisas, ficando limitadas apenas a outros meios de divulgação, como exclusividade nos bares do estádio, backdrop, etc.
Skol/Nottingham Forest
A Skol, considerada a marca de cerveja de maior sucesso no Brasil, já chegou a estampar sua marca na camisa de um clube, o Nottingham Forest, da Inglaterra.
Como sabemos, a empresa cervejeira pertence à dinamarquesa Carlsberg, com licença para ser fabricada no Brasil (AmBev) e é a quinta maior marca do setor no mundo, a maior do Brasil, tendo chegado por aqui em 1967, através da Caracu, de Rio Claro-SP (mas essa história fica para outra ocasião). O que pouca gente sabe, porém, e que difere do ditado popular, é que foi a sede dinamarquesa que decidiu investir no clube inglês e não a brasileira.
Não há muitas informações precisas acerca do assunto, mas o que se sabe é que a parceria entre cerveja e time ocorreu durante as temporadas 1984-1985 e 1985-1986 e que a empresa era a única marca presente no uniforme, já que a fornecedora da época não colocava sua logo.
Naquela época, o Nottingham era considerado um dos maiores clubes na Inglaterra, até porque já havia vencido suas duas Champions League sob o comando de Brian Clough e acabava de sair de uma semifinal de Taça da UEFA.
Durante a temporada em que estampou a marca da cerveja, o Forest fez uma campanha razoável no campeonato inglês, terminando na 9ª posição geral (campeão foi o Everton). Ela porém culminou na grande tragédia de Heysel, na Bélgica, quando 38 pessoas morreram após confusão entre torcedores do Liverpool e da Juventus. Os hooligans foram considerados culpados e por isso os clubes ingleses foram excluídos de torneios europeus por cinco anos (Liverpool por sete). Em 1985-1986, o Forest ficou na 8ª posição.
No ano seguinte, a Skol foi substituída nas camisas do Nottingham Forest pela Crown Paints nas camisas vermelhas e brancas.
► Compre camisas de futebol na FutFanatics
O que achou da Skol já ter patrocinado a camisa do Nottingham Forest? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!
Veja também:
Qual a origem dos patrocinadores em camisas de futebol?
► Compre camisas de futebol na FutFanatics