Recentemente, o Tottenham Hotspur fechou um contrato recorde de fornecimento de material esportivo com a Nike até o final da temporada 2032-2033, ou seja, 15 anos a frente.
A partir disso, a revista italiana NSS Sports resolveu lançar o desafio de imaginar como serão os mantos dos Spurs durante este período. Foram chamados os designers LOSDEJOS, Rupertgraphic e Matteo Caputo para isso e o resultado você logo abaixo.
2019-2020 – Matteo Caputo
“Inspirada nos últimos modelos da Nike, esta foi desenhada em particular com grafismos em gradiente, em referência ao que o Swoosh fez nesta temporada, com elementos das cidades dos clubes, propondo isto novamente junto do escudo histórico do Tottenham (com detalhes em dourado)”.
2020-2021 – LOSDEJOS
“Uma homenagem aos mantos antigos, com a faixa horizontal, mas desta vez utilizando o azul bebê, como se ocorresse tempos atrás, com um gradiente especial que faz referência ao final dos anos 80, junto com o escudo no meio do peito”.
2022-2023 – Rupertgraphic
“Usando como referência o ‘mundo 8-bit’, este manto traz o apelido do clube ‘Spurs’ no peito, assim como há muitos anos trás, em um famoso manto do Tottenham produzido pela Umbro. O escudo traz a base em vermelho, em referÊncia aos primeiros anos da equipe, enquanto as mangas possuem um design bem particular”.
2024-2025 – LOSDEJOS
“Este design é ‘cheio de fios’, não literalmente, claro, mas é desenhado com conectividade Wi-Fi. No futuro, não haverão mais fios, mas condutores orgânicos que conduzem eletricidade, etc. A conectividade permite a comissão técnica a receber em tempo real os status de performance e saúde do jogador. Também permite que informações específicas cheguem à mídia e aos torcedores (algo como a já criada NikeConnect), para que eles acompanhem o caminho de certo jogador de uma maneira muito mais íntima, mas claro, de maneira limitada. A conectividade também facilita a ação da arbitragem: se o jogador está em impedimento, quais jogadores já receberam cartão, etc. Por causa da tecnologia, o futuro pode apresentar uma colaboração entre Apple e Nike (por isso a logo do ‘Wi-Fi’ no lado direito da barra a camisa). A iridescência é uma referência para os antigos iMacs, quando eles eram translúcidos e também implicam com o aspecto de fios. E agora, que vemos a Amazon e a Netflix por trás de produções de documentários futebolísticos, é possível que vejamos essas empresas patrocinando clubes no futuro ou até mesmo comandando um”.
2025-2026 – Matteo Caputo
“Este é um mix imaginário de três templates icônicos, lançados pela Nike desde os anos 90 (1994, 2002 e o fantástico Total 90), fundidos em uma única camisa. A ideia parte do fato de que muitos fãs de futebol apreciam a tendência de modelos vintage, adotada por algumas marcas: um salto para o futuro sem desistir do design histórico do passado”.
2028-2029 – Rupertgraphic
“Um claro tributo aos uniformes da Nike dos anos 90, visto nas mangas e na gola, trazendo o mix de patrocínios. Os mais experts colecionadores de camisa com certeza pegaram a referência ao épico modelo utilizado pelo Borussia Dortmund na temproada 1994-1995”.
2029-2030 – Matteo Caputo
“Revolucionárias, mas não muito, combinando design e engenharia de fábrica, é um conceito desprovido de praticamente qualquer costura, com tecnologia futurista e inovações. O Swoosh é o protagonista, sendo o elemento único e inconfundível na camisa. O esquema de cores é bem incomum para o Tottenham, mas já foi utilizado no passado, mesmo não tendo sido tão apreciado”.
2031-2032 – Rupertgraphic
“Mais do que uma camisa, um verdadeiro protótipo e conceito do mundo que virá pelo Nike Lab, que intencionalmente descreve a migração futura dos elementos de suas posições clássicas e a distorção de seus pesos. Além da camisa, mangas longas customizadas e protetor de pescoço e face também fazem parte do kit. Em adição ao escudo original, são adicionados alguns símbolos históricos, como um monograma: emblema vermelho H e o design repetido do galo vintage que parece com o atual”.
2032-2033 – LOSDEJOS
“Dependendo do quanto o consumidor pagar, os grafismo serão ‘desbloqueados’, fazendo com que ele tenha uma, duas, três ou até mais camisas em uma. No futuro teremos patrocinadores, cores e gráficos animados nas camisas. Imagine o Swoosh passando por toda a camisa e depois retornando para sua posição de origem. Patrocínios também irão mudar, dependendo de quem está olhando para a camisa (se o clube tiver os dados do torcedor) para atingir uma demografia específica. A camisa é patrocinada pela Alibaba e muda para a logo de Blade Runner, como uma referência à influência chinesa no futuro. Uma boa razão para a utilização de várias camisas em uma é o Meio Ambiente, para se utilizar menos matérias primas e ajudar a salvá-lo”.
O que achou das camisas do Tottenham até 2033, imaginadas por designers para a revista NSS?