Após a última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, foram definidas as 16 equipes classificadas às oitavas de final. O sorteio que irá definir os classificados ocorre na próxima sexta-feira (14), sendo que as disputas ocorrerão em fevereiro de 2019.
Assim, metade das equipes que começaram a disputa caíram fora, modificando bastante a situação das fornecedoras que expõem sua marca nos uniformes durante as partidas.
Comparação grupos x oitavas
Se no começo eram dez as fornecedoras presentes, agora são apenas cinco que aparecerão nos gramados da principal competição interclubes do planeta.
Começando com as fornecedoras que disseram “adeus”, não veremos mais os uniformes da Capelli Sport, Kappa, Lotto, Under Armour e Macron, o que não é surpreendente, visto que elas vestiam equipes mais fracas (exceção da Kappa no Napoli, que acabou pegando um grupo forte) e quase todas, com exceção da Macron, vestiam apenas um time.
Entre as outras marcas, quem perdeu mais equipes foi a Nike, que passou de 11 patrocinadas para apenas seis na segunda fase (54% do começo). São elas o Atlético de Madrid, Barcelona, Manchester City, PSG (que estampa Air Jordan nos uniformes), Roma e Tottenham.
A Adidas perdeu apenas duas equipes e conseguiu chegar a um empate com a maior rival, com seis (75%). Real Madrid, Lyon, Bayern de Munique, Manchester United e Ajax chegaram à próxima fase.
A Umbro também perdeu duas equipes na primeira fase, mas, como só tinha três no começo, acabou sendo a marca que caiu mais proporcionalmente entre as que continuam na liga (33% apenas), afinal o Schalke 04 passou.
A PUMA possuía duas equipes patrocinadas no começo, mas somente o Borussia Dortmund permanece, fazendo com que ela mantenha 50%.
Agora, o grande destaque nesta fase foi a New Balance, que, além de continuar com 100%, com suas duas equipes – Liverpool e Porto – teve o clube português fazendo a melhor campanha na primeira fase.
Qual será a fornecedora campeã da UEFA Champions League 2018-2019? Dê seu palpite e compartilhe!