Infelizmente, o racismo é algo presente no futebol até os dias de hoje, sendo comum vermos atos e situações constrangedoras por parte de torcidas e até de equipes. Várias ações por parte de clubes, federações e entidades, como a FIFA, visam lutar contra essa prática no meio futebolístico, com alguns resultados expressivos.
Em algumas ocasiões, marcas também entram na luta e criam campanhas contra o racismo e um bom exemplo disso é o caso que lembramos hoje no Throwback Thursday.
Camisas Nike “Stand-up, Speak-up”
Na temporada 2004-2005, a Nike decidiu criar uma grande campanha de combate ao racismo no futebol e para isso criou um modelo de camisa especial para suas principais equipes e seleções na época.
Tudo começou quando o francês Thierry Henry foi ofendido pelo treinador Luis Aragonés, que o chamou de “negro de m*”. O jogador, então no Arsenal, e patrocinado pela marca americana, uniu forças com ela para a criação da campanha.
O modelo se consistia em um manto baseado no template “Total 90”, que possuía um design meio a meio nas cores preto e branca, simbolizando a união dos brancos e negros. Na manga era colocado o slogan “Stand-up, Speak-up”, ou “Levante-se e fale”, enquanto cada time ou seleção estampava seu escudo. O modelo era completado com calção e meiões pretos.
O ponto máximo da campanha foi quando as seleções de Portugal, Holanda e Rússia atuaram em amistosos contra Irlanda, Inglaterra e Itália, respectivamente, numa data FIFA, com o uniforme especial.
Além do modelo padrão, a Nike decidiu investir também nos uniformes utilizados em campo. Durante uma rodada, os principais times da marca na época, como Barcelona, Manchester United e Arsenal passaram a utilizar um selo preto e branco com o slogan da campanha no lado direito do peito, junto do Swoosh.
Pulseiras
Mas, com toda a certeza, a ação que mais fez sucesso, principalmente entre a garotada, foi a criação da pulseira, que na verdade eram duas, uma branca e uma preta, entrelaçadas, representando novamente a união das etnias.
Essas pulseiras fizeram um enorme sucesso e era comum vê-la nos braços da garotada, juntamente da chuteira Total 90, febre na época. Vários jogadores a utilizaram também durante jogos.
Todo o dinheiro arrecadado com as vendas das pulseiras foi destinado à ONG de combate ao racismo “The Independent King Baudouin Foundation”.
Se lembrava das camisas “Stand-up, Speak-Up” da Nike? Você tinha alguma ou comprou a pulseira? Comente aí e compartilhe!