Um estudo da UEFA analisou as primeiras divisões das ligas dos 54 países filiados à instituição na temporada 2018-2019 e constatou as fornecedoras com maior presença na Europa.
Segundo o relatório, são 62 fornecedoras diferentes nas elites dos campeonatos europeus, sendo que para surpresa de zero pessoas, as marcas que possuem o maior market share são Nike (18%) e Adidas (16%). Em seguida vem a Joma (10%), Macron (9%) e a PUMA (7%). As outras fornecedoras juntas (57 no total) possuem apenas 40% de participação no mercado europeu.
Das 62 marcas esportivas, apenas 11 possuem presença em dez ligas ou mais. São elas: Nike (47), Adidas (44), Macron (32), Joma (31), PUMA (23), Hummel (17), Umbro (16), Jako (15), Legea (13), Kappa (10) e New Balance (10).
Patrocínios másters
O estudo também trouxe informações sobre os patrocínios másters na elite dos 54 países filiados à UEFA. Os setores financeiros e de varejo são os que mais utilizam as camisas dos times europeus para colocar a sua marca, com 14% cada.
Empresas de apostas, bens materiais, turismo, companhias aéreas e automotivas, serviços profissionais (tecnologia, negócios e logística), do ramo de energia, construção civil e imobiliárias, telecomunicações, farmacêuticas e outras (empresas governamentais e ongs) também aparecem (confira quadro acima).
O que achou da lista com as principais fornedoras da Europa na temporada 2018-2019?