Os acordos de patrocínio máster entre equipes de futebol e grande empresas nunca foram tão elevados em termos financeiros como na atual década, um reflexo da valorização do futebol como produto de entretenimento em todo o mundo.
Das cinco camisas mais valiosas do futebol mundial em termos de patrocínio máster, nenhuma delas vale menos de 50 milhões por temporada e a tendência é que os acordos sejam ainda maiores a partir da próxima década.
Paris Saint-Germain (ALL)
Durante 13 anos, o Paris Saint-Germain foi patrocinado pela companhia aérea Fly Emirates e, nesse período, o clube cresceu muito e se tornou um dos principais times do futebol mundial.
A partir desta temporada, o PSG usa a marca ALL em sua camisa. A ALL é uma marca que lançada pela rede de hotéis francesa Acor e pagará ao PSG 50 milhões de euros por temporada. No entanto, o tempo de contrato não foi divulgado por ambas as partes.
Após o acordo ser divulgado, a Acor escreveu um comunicado à imprensa: “A partir da junção, ambas as marcas vão poder oferecer aos fãs do esporte por todo o mundo iniciativas inovadoras para gerar ainda mais engajamento. A popularidade crescente, abordagem única em lifestyle e reconhecimento global de inspiração aos seus fãs e parceiros do Paris Saint-Germain combinam bem com o novo programa de fidelidade da Accor, que visa oferecer experiências “únicas na vida” para os atuais e futuros membro do ALL.”
Manchester City (Etihad Airways)
Treinado pelo espanhol Pep Guardiola, o Manchester City conta com um time recheado de craques e venceu as últimas duas edições da Premier League (campeonato inglês). Na atual década, os Citizens, como são conhecidos em Manchester, é a equipe que mais venceu a Premier League (2012, 2014, 2018 e 2019).
Mas a história do Manchester City nem sempre foi de muitas glórias, e tudo mudou após a parceria com a empresa aérea Etihad Airways. Em 2011, os Citizens registraram um contrato de dez anos no valor de 470 milhões de euros com a companhia aérea — média de 47 milhões de euros por ano.
O acordo inclui patrocínio da camisa, kit de treinamento, naming rights do estádio (Etihad Stadium) e o complexo City Football Academy, que é considerado um dos centros de treinamento mais modernos no mundo.
Em 2015, os dois lados firmaram um novo acordo e atualmente o City recebe 52 milhões de euros de patrocínio máster por temporada.
Barcelona (Rakuten)
Na atual década, o Barcelona é uma das camisas mais valorizadas do futebol mundial — e não poderia ser diferente. Além de ganhar muitos títulos e ter uma visibilidade muito grande no exterior, ter Lionel Messi com a camisa da equipe todo semana é um trunfo e tanto para conseguir melhores acordos publicitários.
Desde 2016. o patrocinador master do clube catalão é a Rakuten. Empresa japonesa de comércio eletrônico, a Rakuten assinou um acordo de cinco anos de 55 milhões de euros por temporada com o Barcelona.
A parceria tem sido benéfica para as duas partes. Se de um lado o Barcelona briga pelos principais títulos todos os anos, do outro, a Rakuten conta 70 empresas e está presente em 29 países e com mais de 14 mil funcionários. No Brasil, a empresa japonesa cresceu muito após a parceria — hoje tem mais de 150 anunciantes e supera 16 mil afiliados no país.
Real Madrid (Fly Emirates)
Considerado por muitos como o maior clube do futebol mundial, o Real Madrid possui uma grande base de fãs a nível mundial e tem a segunda camisa mais valiosa do futebol mundial atualmente.
Desde 2017, o clube merengue recebe da companhia aérea Fly Emirates 70 milhões de euros por temporada. Quando o contrato foi assinado, a equipe espanhola era a atual campeã europeia e contava com o craque Cristiano Ronaldo, que no ano seguinte acabaria se transferindo para a Juventus, da Itália.
O acordo entre o Real Madrid e a Fly Emirates vai até 2022 e ainda não há rumores sobre o futuro da parceria, mas é fato que a saída de Cristiano Ronaldo em 2018 não foi um bom negócio para ambas as partes.
Manchester United (Chevrolet)
Maior clube da Inglaterra em número de títulos nacionais, a marca Manchester United é muito forte no mercado asiático. Em 2014, os Diabos Vermelhos, como são conhecidos, assinaram um contrato de patrocínio histórico com a montadora de automóveis Chevrolet. Desde então, o United recebe 75 milhões de euros da Chevrolet por temporada e o acordo irá até 2021.
Apesar de ter o maior patrocínio máster do futebol mundial, o Manchester Unidade anda mal das pernas dentro de campo há algum tempo e não tem justificado na prática o alto orçamento que tem para investir.
Segundo estatísticas do site Infogol, o Manchester United está longe de ter o melhor ataque e a defesa mais eficiente da Premier League. Além disso, o time não está zona de classificação para a próxima edição da UEFA Champions League e tem oscilado muito na atual temporada.
Sendo assim, a Chevrolet não está satisfeita com a parceria e já comunicou ao Manchester United que não renovará o patrocínio no término do contrato.
Mas os Diabos Vermelhos agiram rápido e estão perto de fechar um grande acordo com a empresa chinesa Haier. A imprensa britânica especula que o valor oferecido pelos chineses ao clube inglês é de 82 milhões de euros por temporada.