A grande decisão da Copa Libertadores da América acontece no sábado, dia 30 de janeiro, em jogo único, disputado no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, envolvendo dois dos mais tradicionais clubes do futebol brasileiro: Palmeiras x Santos.
A final colocará frente a frente dois rivais paulistas que já foram campeões do principal torneio continental. O Verdão possui um título, conquistado em 1999, enquanto o Peixe ostenta três troféus, 1962, 1963 e 2011.
Dentro de campo, o duelo deve ser bastante igual, apesar dos principais sites de apostas de futebol darem uma ligeira vantagem ao Palmeiras, time de melhor campanha até o momento.
No entanto, quando falamos do ranking de fornecedoras de material esportivo campeãs o torneio, quem leva vantagem no retrospecto é a parceira do Santos, a Umbro.
Ao todo, a marca inglesa já esteve ao lado dos times ganhadores da Copa Libertadores da América em quatro oportunidades. A primeira com o Velez Sarsfield, em 1994, a segunda com a LDU, em 2008, a terceira com o próprio Santos, em 2011, e a última com o Grêmio, em 2017.
Curiosamente, a PUMA, uma das maiores fornecedoras de todo o mundo, nunca foi campeã do principal torneio sul-americano e busca com o Verdão a sua primeira conquista.
Apesar da Libertadores ser disputada desde os anos 60, um campeão do torneio só teve uma marca de material esportivo exposta em sua camisa no ano de 1981, quando o Flamengo foi campeão e vestia uniformes confeccionados pela Adidas. As três listras, aliás, é a empresa que lidera o ranking de campeões com dez títulos. Foram eles: Flamengo (1981 e 2019), Peñarol (1982), Grêmio (1983), Argentinos Juniors (1985), River Plate (1986, 1996, 2015 e 2018) e Colo-Colo (1991).
Na segunda posição temos um empate, já que duas fornecedoras já conquistaram seis títulos. Uma delas é a Nike, que possui quatro deles com o Boca Juniors (2000, 2001, 2003 e 2007), um com o Corinthians, em 2012 e outro com o Atlético Nacional, em 2016. A outra é a Topper, marca que vestiu o Independiente, em 1984, o Peñarol, em 1987, o Nacional, em 1988, o Olímpia, em 2002, o São Paulo, em 2005, e por fim, o Estudiantes, em 2009.
A quarta posição é da Umbro que já foi campeã com Velez Sarsfield (1994), LDU (2008), Santos (2011) e Grêmio (2017). Na sequência vem a Penalty, com três troféus: São Paulo (1992, 1993) e Grêmio (1995), e a Reebok, com o Internacional em 2006 e 2010 e a Rhumell com o Cruzeiro, em 1997, e o Palmeiras, em 1999, possuem dois títulos cada.
Para finalizar nossa lista, temos seis fornecedoras de material esportivo que conquistaram apenas uma vez o principal troféu da América do Sul. São elas, a Torino, que fazia os uniformes do Atlético Nacional, em 1989, a TP, que vestia o Olimpia, em 1990, a Kappa, marca que era parceira do Vasco, em 1998, a Lupo Sport, responsável pelas roupas do Atlético Mineiro, em 2013, e a Lotto, fornecedora que vestiu o San Lorenzo no campeonato de 2014.
A ansiedade por este grande jogo, o primeiro com final única a ser disputado no Brasil, é muito grande. A Conmebol inclusive, já informou qual será a combinação dos uniformes usados pelos times finalistas no próximo dia 30. Agora apenas temos que aguardar e torcer por um ótimo espetáculo. E que vença o melhor!
E aí, na sua opinião o troféu da Libertadores da América de 2020 vai ficar com a PUMA e o Palmeiras, ou com a Umbro e o Santos?