O futebol feminino vem ganhando cada vez mais espaço e respeito aqui no Brasil e em todo o mundo, e a cada ano que passa, as mulheres mostram que mais conquistas estão por vir. Se anteriormente o esporte era tratado como algo secundário pelos torcedores, pelas marcas, pela mídia e pelos próprios cartolas, de um tempo pra cá, o futebol feminino tem atraído mais atenção do público, patrocinadores e dirigentes das equipes e seleções.
Lembrar disso hoje pode parecer loucura, mas a verdade é que até 1979, o futebol era proibido aqui no Brasil e era considerado “incompatível com a natureza feminina”, tanto que foi só em 1986 que a Seleção Brasileira fez a sua primeira partida oficial, em amistoso contra os EUA.
Foi somente em 2019, após 40 anos do fim da proibição, que a CBF tomou uma atitude – tardia, porém revolucionária – que mudou de vez o jogo, ao exigir que os times da série A do Campeonato Brasileiro fossem obrigados a ter um time feminino (adulto e de base), ou seriam punidos. Na época, apenas sete deles já tinham um projeto em funcionamento ou estruturado, hoje todos já cumprem a exigência.
Lá fora, se comparado ao futebol masculino, o futebol feminino também demorou a emplacar, mas a maioria dos países já estão alguns bons anos à nossa frente. Os Estados Unidos é o principal exemplo, e a hegemonia que a equipe tem no esporte se deve muito ao trabalho que é feito à longo prazo com um grande investimento na base e nos campeonatos que lá são disputados.
Na Europa, muitos campeonatos têm tido destaque nos últimos anos, a Champions League por exemplo, é um grande sucesso e reúne as principais equipes do continente há duas décadas. Em países, como França, Espanha, Itália e Alemanha, os campeonatos nacionais também são bastante fortes, com os times tendo investimentos e muitas vezes patrocinadores próprios, o que fazem com que os mesmos tenham autossuficiência e consigam cada vez mais investir na base e nas instalações oferecidas para suas atletas.
Neste mês de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e por lá, muitas equipes e patrocinadores fizeram ações especiais para promover o futebol feminino e a força das mulheres no esporte. Um exemplo muito legal foi a ação feita pela Betway, casa de apostas online, e que é um dos patrocinadores oficiais do Real Betis Féminas. Para celebrar a data, foi lançado um vídeo especial, onde as jogadoras da equipe participaram de um “quiz”, testando seus conhecimentos sobre o futebol feminino, e mostrando qual delas sabia mais sobre o seu esporte.
Aqui no Brasil, em relação à marketing, algumas ótimas notícias também têm acontecido nos últimos tempos. Uma delas por exemplo, aconteceu na Copa do Mundo de 2019, disputada na França, onde pela primeira vez a nossa seleção ganhou da Nike, um uniforme exclusivo, que foi sucesso de vendas no site da fornecedora. Já em 2020, outra novidade foi anunciada, já que as mulheres não são mais obrigadas a utilizar o escudo da CBF com as estrelas conquistadas pelo time masculino acima, logo, elas foram retiradas, e serão adicionadas conforme os títulos forem sendo conquistados pela categoria, assim, em breve as nossas guerreiras poderão ostentar no escudo, suas próprias conquistas.