O jornal catalão Ara.cat anunciou nesta semana que a PUMA vem monitorando a situação do Barcelona com a Nike e tem demonstrado interesse em assumir os uniformes do clube, adicionando um gigante do futebol mundial em seu rol de patrocinados.
Barça e Nike possuem um acordo desde 1998, quando ambos se juntaram após a saída da Kappa, e uma mudança de fornecedora não é uma missão muito fácil, já que o contrato atual tem vigência até 2026.
A última renovação entre o Swoosh e o time catalão ocorreu em 2016, em contrato que foi considerado na época o mais valioso do mundo (cerca de 105 milhões de euros por temporada + bônus), ultrapassando o acordo entre Adidas e Manchester United, assinado anos antes.
Apesar disso, a relação entre Nike e Barça já não é das melhores há algum tempo. Além de diversos modelos lançados que foram altamente criticado pelos torcedores, um contratempo no início da temporada 2020-2021, com peças que desbotavam ao lavar, atrasou o lançamento da camisa e causou grande prejuízo aos cofres do clube.
Outro ponto que incomoda os dirigentes do Barcelona é a pouca autonomia que o contrato com a Nike oferece e é justamente neste ponto que uma mudança é cogitada. A atual diretoria quer ter mais controle em relação ao e-commerce e produtos que são lançados para torcedores e sócios ao redor do mundo.
Por outro lado, há boatos de que a Nike também acredite que os valores investidos anualmente no clube são muito altos, e o retorno não estaria sendo o esperado, o que poderia abrir margem para uma renegociação ou até mesmo uma rescisão amigável entre as partes.
Apesar de todos estes pontos, o Ara.cat afirma que não houve até o momento nenhuma proposta oficial da PUMA, mas que em breve podem ocorrer avanços em relação à situação.
► Compre camisas do Barcelona na Fut Fanatics
O que acha da PUMA ter o interesse de assumir os uniformes do Barcelona? Compartilhe o link nas redes sociais!