A FIGC anunciou oficialmente o novo escudo da Seleção da Itália para 2023, que já será visto nas camisas assinadas pela Adidas, que substitui a PUMA na Azzurra.
Desta forma, a Entidade completa seu processo de rebranding que também traz uma nova identidade sonora, que acompanhará a equipe em cada ponto de contato, físico e digital.
“Estamos prontos para o futuro. Hoje, apresentamos a nova imagem da Azzurra; com o novo escudo e com uma identidade sonora específica, criada pela primeira vez na história, estamos entrando em uma nova dimensão, mas sempre com o desejo e o orgulho de gerar emoções extraordinárias em todos os torcedores. Essas mesmas emoções que ajudaram a criar o novo emblema que marcará as camisas, inovando uma gloriosa tradição, e que inspiraram o novo logo sonoro e a música ‘Azzurri’”, declara o presidente da FIGC, Gabriele Gravina.
Novo escudo das Seleções da Itália (New crest)
O novo escudo da seleção italiana foi criado pela agência Independent Ideas, que também participou do rebranding da FIGC em 2021, e celebra, segundo comunicado, a expressão de sentimentos e paixão dos torcedores italianos, tanto que traz o slogan “Creato Dalle Emozione” (Criado pela Emoção).
A mudança do escudo ocorre apenas após seis anos, já que a última mudança ocorreu em 2017. Desta vez, o símbolo se alinhará ao logo da Federação Italiana, a FIGC, alterado em 2021.
O novo símbolo logo traz fundo branco e as bordas, o nome “ITALIA” e as estrelas são aplicadas em azul, no entanto, também foi lançada uma versão inversa, que será vista na camisa titular e trará esses detalhes em branco e o fundo azul. Outras versões monocromáticas também serão apresentadas assim como foi feito para a FIGC.
Em relação ao último logo, o brasão é um pouco diferente sem detalhes pontiagudos na parte superior e inferior. O círculo que abriga o FIGC foi retirado e agora a sigla é aplicada dentro de duas faixas horizontais, e passam a ser os únicos elementos dourados.
Nova identidade sonora (Sound identity)
Também foi lançada uma identidade sonora para a seleção, com um verdadeiro sistema musical, dividido em vários elementos: um logotipo sonoro do novo escudo, passando por todas as declinações previstas para cada plataforma, seja ela física ou digital, e por fim, uma música completa, intitulada ” Azzurri”, composta e produzida por Enrico Giaretta e Maurizio D’Aniello, que acompanharão as seleções.
O conceito concebido é “O som de uma nação batendo como um”, com o qual queremos encerrar, em duas notas simples, todos os valores que o futebol italiano vem transmitindo há 125 anos. As duas notas identificadas como peculiares ao DNA da FIGC, posteriormente moduladas no tema sonoro, possuem um caráter fortemente emocional. Daí a decisão de embelezá-lo com a voz da soprano Susanna Rigacci , já conhecida por suas colaborações históricas com o Maestro Ennio Morricone.
O que achou do novo escudo da Seleção da Itália para 2023, lançado oficialmente pela FIGC para a temporada? Compartilhe o link nas redes sociais!