O clube brasileiro Atlético-MG anunciou recentemente os resultados do concurso Manto da Massa, um concurso de design de camisas para o 10º aniversário do Milagre do Horto. O Milagre do Horto homenageia a defesa do pênalti contra o Tijuana-MEX que levou o Atlético-MG às semifinais da Libertadores.
O vencedor foi decidido com base na votação popular, e Isabela Farinelli saiu vitoriosa. Seu design apresentava uma camisa cor de vinho com o antigo escudo do clube e um emblema que simbolizava o lendário goleiro Victor. Três estrelas na cabeça do galo marcam o tricampeonato brasileiro e a palavra “santo” está gravada na camisa.
Os torcedores enviaram seus desenhos de camisa para o comitê do concurso do Atlético-MG, composto por vários membros do clube, agentes de ponta a ponta, representantes de torcedores e representantes de fornecedores. Foram treze desenhos selecionados antes da votação final.
As novas camisas estão disponíveis em mangas curtas e longas. Por enquanto, os sócios-torcedores podem adquirir a camisa, com prêmios de R$ 269,90 para sócios e R$ 399,90 para não sócios.
Manter o interesse dos fãs
Os eventos comemorativos são uma das formas de manter o fã-clube engajado, especialmente durante a baixa temporada. O concurso de design de camisas do Atlético-MG e as sessões de tatuagem gratuitas são bons exemplos de como manter contato com a base de torcedores.
É também uma oportunidade de renovar a linha de produtos do clube. Possuir uma mercadoria ou um símbolo de uma equipe criará um senso de comunidade e orgulho, reforçando o amor e o apoio à equipe.
Há várias maneiras de um clube sustentar e criar uma experiência única para seus torcedores. Desde a realização de eventos até campanhas digitais, quase tudo pode ajudar a criar entusiasmo e fortalecer o clube de torcedores.
Marketing de mídia social
O avanço tecnológico tornou a mídia social uma ferramenta de marketing popular para os times de futebol. Manter-se ativo nas mídias sociais durante o período de entressafra é essencial para acompanhar os torcedores. Os clubes também podem mantê-los atualizados com publicações regulares em blogs sobre a dinâmica do clube e atualizações de notícias relacionadas ao esporte.
A incorporação de campanhas de mídia social durante eventos esportivos também é uma ótima maneira de incluir os torcedores na imagem. Os clubes montam cabines de fotos temáticas, hashtags criativas, brindes exclusivos e questionários no local do evento.
Durante a temporada de jogos, os clubes também fazem entrevistas improvisadas com os torcedores e carregam esses clipes em suas contas oficiais. Dessa forma, eles podem aumentar o entusiasmo por suas equipes.
O Flamengo é um dos clubes mais proeminentes nas mídias sociais. O clube tem até 39 milhões de seguidores em suas contas oficiais no Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok. O Social Blade informa que o Flamengo tem uma taxa média de engajamento de 1,76% por 16 postagens mais recentes. Isso significa que ele tem uma média de 319.426 curtidas e 7.425 comentários por publicação.
Gamificação
Expanda a experiência do torcedor incorporando a gamificação no próximo evento esportivo. Um simulador de esportes ou uma experiência de realidade virtual permitirá que os torcedores mergulhem no campo de seu time favorito. Dessa forma, os torcedores saberão como é arremessar, sacar ou chutar uma bola.
Outra forma popular de gamificação é por meio de jogos on-line. Um jogo on-line popular é o Mines Dare2Win, o jogo da bombinha que dá dinheiro. Esse jogo tem como modelo o popular jogo Campo Minado.
Os jogadores procuram vários diamantes na grade 5×5. Eles devem evitar as bombas espalhadas pelo tabuleiro. O jogo apresenta um tamanho de grade ajustável de até 9×9 e números de minas personalizáveis que serão espalhados pelo tabuleiro.
Parcerias
A colaboração com marcas, influenciadores, restaurantes locais ou eventos tem o potencial de oferecer uma experiência única aos torcedores. Os fãs se reunirão para apoiar seus atletas ou clubes favoritos comprando produtos da colaboração ou pedindo o menu de edição limitada em um restaurante. As parcerias também podem atrair novos fãs, que podem ser seguidores dedicados de uma marca, influenciador ou restaurante antes da colaboração.
O Fluminense FC fez uma parceria anterior com a Gatorade em 2013. A parceria permitiu que o clube sediado no Rio de Janeiro recebesse bebidas energéticas Gatorade durante os jogos e sessões de treinamento para todos os níveis.
Também deu aos jogadores acesso a aconselhamento nutricional no Gatorade Sports Science Institute, na Flórida. As conquistas do clube foram promovidas na conta oficial da Gatorade nas mídias sociais, e os produtos também foram vendidos em eventos esportivos com estandes dos quais os torcedores podiam participar.
Algumas outras formas de eventos de engajamento de torcedores são encontros e recepções, sessões de autógrafos, exibição de sessões de treinos e brindes de mercadorias ou ingressos. Os clubes também organizam jogos conjuntos ou eventos beneficentes.