Corinthians e Nike tem uma das parcerias mais longêvas do futebol brasileiro, estando juntos desde 2003, no entanto a parceria pode chegar ao fim em dezembro de 2024. É o que informa a Gazeta Esportiva, em reportagem de Tiago Salazar.
Segundo Salazar, o atual vínculo do Timão com a fornecedora, termina agora em dezembro de 2024, no entanto, existe uma renovação automática com valores pré-estipulados até 2029.
Atualmente, o Corinthians receberia cerca de R$ 30 milhões por ano, sendo estes uma parte fixa, paga anualmente, mais royalties (que engloba direito de uso, exploração e comercialização da marca).
O grande dilema, segundo a reportagem, é que a Nike considera que os valores dos royalties pagos atualmente são altos e caso a renovação automática até 2029 seja efetuada, haveria um reajuste previsto de mais de 50% a partir de 2025, algo que a fornecedora considera elevado, e por isso já teria tentado uma renegociação dos valores com a antiga diretoria, na gestão de Duílio Monteiro Alves, algo que foi recusado.
Vale frisar, que atualmente o valor recebido pelo Corinthians, que no passado já foi um dos mais valiosos do país, hoje é muito inferior ao que o Flamengo recebe da Adidas, por exemplo, cerca de R$ 69 milhões por temporada.
A atual diretoria do Corinthians tem trabalhado para aumentar consideravelmente os valores recebidos pelo clube com patrocínios, tanto que recentemente, anunciou o maior patrocínio máster do país com a casa de apostas “VaideBet”, que pagará cerca de R$ 120 milhões por ano. Valor que é muito superior ao acordado pelo Flamengo, que era líder de arrecadação até então, com um contrato de R$ 85 milhões com a “Pixbet”.
Entretanto, a reportagem assinada por Tiago Salazar deixa claro que a decisão de estender ou não a parceria, está nas mãos da fornecedora e caso a mesma queira seguir em frente com os valores previamente acordados, a renovação seria efetivada. Caso a mesma queira mudar os termos, cabe ao clube, aceitar ou não o proposto.
Em entrevista coletiva, na última semana, o presidente Augusto Melo e o diretor de marketing, Sergio Moura, afirmaram já terem tido uma primeira reunião com a Nike em 2023, e afirmou que nesta semana, teria uma reunião de planejamento para entender como anda a parceria e em quais pontos ambos os lados entendem que poderiam ser melhorados.
O Flamengo recebe da Adidas cerca de R$ 69 milhões por temporada, mais do que o dobro recebido pelo Corinthians da Nike atualmente
A nova diretoria do Corinthians se reunirá novamente com a Nike, fornecedora dos uniformes do Timão, para a definição de um planejamento entre o clube e a empresa. A conversa entre as partes ocorrerão na próxima semana, conforme revelou Sérgio Moura, novo diretor de marketing do Corinthians.
“É uma grande empresa, uma das maiores de material esportivo do mundo. O Corinthians é também uma das maiores marcas do futebol mundial. Hoje, a Nike é a marca esportiva do Corinthians e vamos continuar com ela, conversando. O que agora vale é sentarmos, marketing Corinthians, marketing Nike, e pensarmos o que vamos tocar daqui para frente”, explicou Moura.
A Nike no Brasil é controlada pelo Grupo SBF, que assumiu a operação em 2020, em um acordo válido por 10 anos. A SBF também é controladora da Centauro. Além do Timão, a empresa também é parceira de longa data da CBF, vestindo a Seleção Brasileira de Futebol.
A parceria entre Corinthians e Nike é a segunda mais longeva do país, tendo iniciado em 2003, ficando atrás somente da relação entre Umbro e Athletico, que estão juntos desde 1997.
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