Neste mês, o jornalista Tiago Salazar, da Gazeta Esportiva, publicou uma matéria na qual afirmava que a Nike poderia deixar o fornecimento de material esportivo do Corinthians após 21 anos.
No entanto, em entrevista para o programa Esportes S/A, da CNN Brasil, o Superintendente de Marketing do Corinthians, Sergio Moura, afirmou que a marca permanece.
Imagem: Reprodução
Moura afirmou que, mais do que uma fornecedora, a Nike é patrocinadora do time, e que ele tem um respeito muito grande pela empresa, a qual chamou de “uma das maiores marcas de material esportivo do mundo”. Ele garantiu que a Nike continua no Corinthians, que ainda é o início da nova gestão e que estão se conhecendo e conversando, e que a marca norte-americana fica no Timão até que ambas as partes entendam que “não é mais interessante”.
O superintendente fez diversos elogios à empresa e disse que há uma história muito grande dela com o clube, que hoje formam uma das parcerias mais longevas do Brasil, que comemora 21 anos em 2024. Além disso, lembrou que o contrato vai até 2029 e que o contrato, nas palavras dele, “é muito antigo”, que tem algumas cláusulas e o mundo mudou muito desde a última assinatura, que a forma de gestão atual do clube é de entender todos os lados.
Moura revelou também que há conversas com a Nike atualmente para rever os valores, buscando algo que agrade os dois lados. Revelou que ainda não sabe quanto o Corinthians recebeu da marca no último ano, e que a gestão está revendo todos os contratos de todas as marcas. Ele não comentou sobre uma possível insatisfação da marca com o atual acordo, mas disse que a atual gestão tem um respeito muito grande por ela, a ponto de sentar e conversar.
Sobre propostas de outras fornecedoras, Moura disse que não houve nenhum contato, apenas boatos.
Entenda o ̶C̶á̶s̶s̶i̶o̶ caso
Segundo Tiago Salazar, o atual vínculo do Timão com a fornecedora, termina agora em dezembro de 2024, no entanto, existe uma renovação automática com valores pré-estipulados até 2029.
Atualmente, o Corinthians receberia cerca de R$ 30 milhões por ano, sendo estes uma parte fixa, paga anualmente, mais royalties (que engloba direito de uso, exploração e comercialização da marca).
O grande dilema, segundo a reportagem, é que a Nike considera que os valores dos royalties pagos atualmente são altos e caso a renovação automática até 2029 seja efetuada, haveria um reajuste previsto de mais de 50% a partir de 2025, algo que a fornecedora considera elevado, e por isso já teria tentado uma renegociação dos valores com a antiga diretoria, na gestão de Duílio Monteiro Alves, algo que foi recusado.
Vale frisar, que atualmente o valor recebido pelo Corinthians, que no passado já foi um dos mais valiosos do país, hoje é muito inferior ao que o Flamengo recebe da Adidas, por exemplo, cerca de R$ 69 milhões por temporada.
A atual diretoria do Corinthians tem trabalhado para aumentar consideravelmente os valores recebidos pelo clube com patrocínios, tanto que recentemente, anunciou o maior patrocínio máster do país com a casa de apostas “VaideBet”, que pagará cerca de R$ 120 milhões por ano. Valor que é muito superior ao acordado pelo Flamengo, que era líder de arrecadação até então, com um contrato de R$ 85 milhões com a “Pixbet”.
■ Siga o Mantos do Futebol nas redes sociais: Instagram, Twitter e Youtube.
O que acha da provável permanência da Nike no Corinthians? Comente e compartilhe nas redes sociais!