O mercado de jogos online no Brasil vem crescendo rapidamente, desde a chegada dos cassinos online e da promulgação da lei de apostas esportivas, em 2018. Agora, em 2024, o Senado deu mais um passo nessa evolução com a aprovação do Projeto de Lei que estabelece as bases para um marco regulatório no setor de jogos de azar online no Brasil, que vem proporcionando para os jogadores brasileiros aventuras no universo dos cassinos com dinheiro real. Quer entender mais sobre esse assunto? Veja no texto abaixo como foi a evolução do mercado de jogos online no Brasil e as perspectivas para o futuro.
Os jogos online no Brasil
O Senado brasileiro aprovou o projeto de lei n° 3626 de 2023, marcando um avanço rumo a um mercado regulamentado de apostas esportivas. O projeto estabelece critérios rigorosos para empresas interessadas em operar no setor, como a necessidade dessas empresas manterem suas sedes no Brasil, seguir padrões de cibersegurança e adotar medidas de controle interno.
Isso vem acontecendo por causa da grande evolução dos jogos online nos últimos anos. Desde 2018, o Brasil vem notando um crescimento enorme neste mercado, que movimenta cerca de R$ 13 bilhões por ano.
Agora, os jogadores brasileiros têm acesso a uma grande variedade de opções de jogos online, desde caça-níqueis até jogos de mesa, Fortune Tiger, e Crash Games, como Aviator, proporcionando uma experiência de cassino autêntica sem sair de casa.
Diversos fatores contribuem para o rápido crescimento do mercado de cassinos online no Brasil, como:
- Facilidade de acesso;
- Variedade de jogos oferecidos;
- Avanços tecnológicos, especialmente na categoria de cassino ao vivo;
- Jogos para dispositivos móveis;
- Associação de cassinos online, casas de apostas e futebol, esporte mais popular do país.
A evolução do mercado e o marketing esportivo
A expansão do mercado de jogos de azar online também se deve ao grande trabalho em parceria com o marketing esportivo. Afinal, quem nos últimos anos assistiu a uma partida de futebol e não viu alguma ação de uma casa de apostas ou cassino online?
O marketing esportivo é fundamental na consolidação de empresas e no fortalecimento financeiro de clubes de futebol. Esta parceria promove as marcas envolvidas e proporciona benefícios tanto para as empresas de apostas quanto para os clubes.
Ao associar suas marcas a times de futebol, essas empresas de jogos online garantem presença em eventos esportivos e nas telas de televisão. Por outro lado, os clubes se beneficiam financeiramente dos valores negociados.
Jogos online e as camisas de futebol
Em 2024, dificilmente você verá uma camisa de futebol sem notar o logo de uma casa de apostas ou cassino online. Isso porque, essas empresas vêm dominando os patrocínios de clubes. Dos 20 clubes que irão disputar a série A do Campeonato Brasileiro, apenas 1, o Cuiabá, não tem qualquer vínculo com uma casa de apostas.
Outros 19 clubes têm parcerias, sendo que 15 deles têm patrocínio Master, ou seja, que cobre o espaço mais nobre da camisa. São eles:
- Athletico-PR, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Criciúma, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Juventude, São Paulo, Vasco e Vitória: patrocínio Máster;
- Grêmio, Internacional e Red Bull Bragantino: parcerias em outras partes da camisa;
- Palmeiras: parceria comercial (uma casa de apostas tem patrocínio Master no time feminino).
Aliás, o Corinthians fechou com a VaideBet o maior patrocínio máster da história do Brasil em um acordo que prevê o pagamento de R$ 360 milhões ao longo de três anos e R$ 10 milhões de luvas. Assim, a casa de apostas estará presente no espaço mais nobre da camisa do clube paulista.
Ao patrocinar um clube de futebol, uma empresa de jogos online busca diversos benefícios, como reforçar a imagem perante o público brasileiro, aumentar o reconhecimento de produtos e serviços, criar laços com a comunidade local e torcedores, entre outros.
O futuro do mercado de jogos online no Brasil
A verdade é que mesmo com tanta evolução, esse mercado ainda tem muito espaço para crescer. Com a aprovação do Projeto de Lei e o avanço rumo a um marco regulatório, espera-se uma maior clareza nas regras que governam as operações de jogos online no país.
Isso porque, a regulamentação contribuirá para a criação de um ambiente mais seguro e transparente, beneficiando tanto os operadores quanto os jogadores. Aliás, a regulamentação também deve afetar a forma de publicidade dessas empresas, inclusive aquelas patrocinadoras de clubes de futebol.
Conclusão
Uma das principais contribuições para o rápido crescimento desse mercado no Brasil é a parceria entre os jogos online e o marketing esportivo. A parceria entre empresas do setor de jogos e o marketing esportivo é fundamental para a consolidação dessas empresas e o fortalecimento financeiro dos clubes de futebol.