A expressão “marketing esportivo” refere-se a uma estratégia de marketing que engloba a promoção de itens e serviços comerciais, além de anúncios de produtos esportivos.
Quando se trata de compras, nossas decisões já foram tomadas e estão sendo orientadas pelos métodos de marketing da marca ou da corporação. As empresas que lidam com esportes, especialmente durante eventos esportivos, esforçam-se para incorporar o maior número possível de comerciais a fim de influenciar nosso julgamento quando estamos comprando algo. Por meio desse método, os profissionais de marketing têm a oportunidade de capturar a imaginação do público em geral e fazer com que ele pense instintivamente em seus produtos sempre que o assunto esporte for mencionado. Da mesma forma, a Aposta Ganha, que emprega métodos de marketing esportivo para atrair clientes, adotou a mesma metodologia.
Esta publicação abordará tudo o que você precisa saber sobre marketing esportivo, inclusive a definição, a história, as vantagens, os exemplos e muito mais. Ele abordará tudo o que você precisa saber sobre marketing esportivo. Para conhecer melhor esse assunto, vamos ler até o fim.
O que é marketing esportivo?
Uma das principais funções do marketing esportivo é fornecer ao cliente várias táticas que podem ser usadas para promover os esportes. Há uma grande variedade de coisas que podem ser comercializadas, como indivíduos, eventos, mercadorias, empresas, experiências e eventos. Para fins de marketing esportivo, o profissional de marketing esportivo está armado com as ferramentas necessárias para persuadir ou convencer as pessoas a comparecer a um evento esportivo ou a demonstrar seu apoio a uma equipe esportiva, bem como aos parceiros das equipes.
Alguns exemplos de marketing esportivo extremamente populares são os comerciais para o Super Bowl, colaborações e patrocínios de atletas e brindes de ingressos e oportunidades de conhecer e cumprimentar atletas. Os anúncios durante o Super Bowl estão entre os métodos mais usados para promover esportes, e as empresas mais conhecidas estão dispostas a pagar uma quantia significativa de dinheiro por apenas trinta segundos de tempo de tela. Em 2023, a Fox determinou que um comercial de trinta segundos custaria US$ 7 milhões para ser veiculado em sua rede. Apesar do custo exorbitante, grandes empresas, como Pepsi, Budweiser, Tide e GoDaddy, pagaram uma quantia significativa pela oportunidade de aproveitar o tempo de transmissão.
Se você gosta de esportes e tem interesse ou habilidade em comercializar um produto ou serviço, então esse pode ser o setor ideal para você trabalhar! Apesar de os influenciadores que não possuem um diploma especializado em marketing ou comunicação poderem desempenhar um papel, tornar-se um profissional de marketing esportivo exige no mínimo um diploma de bacharel em uma área especificamente relevante. Devido ao intenso nível de concorrência no setor esportivo, a maioria dos profissionais de marketing esportivo não inicia suas carreiras na área imediatamente após se formar na faculdade.
História do marketing esportivo
Ao longo de sua existência, o marketing esportivo passou por transformações significativas. Quando começou, o foco principal do marketing esportivo era a colocação de produtos e o aumento do reconhecimento da marca. Em outras palavras, o que as empresas tentavam fazer naquela época era estabelecer a legitimidade de suas marcas formando parcerias com esportistas e equipes esportivas.
O desenvolvimento da cobertura televisiva de eventos esportivos, por outro lado, mudou o foco do marketing esportivo para sua forma contemporânea, que é consistente com a forma atual. Durante uma de suas palestras, Lucien Boyer, Presidente e CEO Global da Havas Sports & Entertainment, abordou o objetivo do marketing esportivo. Ele declarou: “O importante hoje não é que você esteja expondo sua marca, mas sim que as pessoas estejam falando sobre sua marca”.
De fato, a utilização de um pacote de patrocínio como meio de promover o reconhecimento da marca não é mais apropriada. Além disso, as empresas fazem uso do marketing esportivo para atingir uma comunidade global que consiste em clientes e públicos apaixonados por esportes em todo o mundo. Não é difícil perceber que o marketing esportivo se preocupa não apenas com a publicidade, mas também com a atenção, a conexão e o discurso.
O marketing esportivo ao longo dos anos
- Desde a década de 1870, a primeira ação considerada como o início do marketing esportivo vem ocorrendo. Foi nessa época que os cartões de tabaco foram usados pela primeira vez para apresentar os jogadores de beisebol da época.
- O velocista Jesse Owens estava competindo nas Olimpíadas de Berlim em 1936, e Adi Dassler fez uma oferta generosa para lhe fornecer sapatilhas sem nenhum custo. De acordo com alguns relatos, esse foi um dos primeiros tipos de patrocínio.
- Por meio da transmissão de um jogo conhecido como League Baseball no ano de 1939, Babe Ruth tornou-se o primeiro atleta na história dos esportes profissionais a receber um salário de seis dígitos.
- Entre as décadas de 1940 e 1950, houve um desenvolvimento consistente e crescente da cobertura televisiva. O desenvolvimento da expressão “marketing esportivo moderno” pode ser atribuído à ampla transmissão de eventos esportivos.
- Entre os anos de 1980 e 1990, houve um aumento notável na natureza criativa e original dos vínculos formados entre celebridades e empresas.
- Durante os anos 2000, quando a Internet passou por um período de rápido desenvolvimento, a mídia social provocou uma mudança significativa no jogo do marketing esportivo.
- O ano de 2012 marcou a criação da Opendorse. Ela facilita o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais pelos atletas. A Opendorse é usada por mais de 10.000 atletas em todo o mundo para obter material de parceiros e transmiti-lo para suas redes sociais com apenas um clique, sem nenhum esforço adicional.
Os principais tipos de marketing esportivo
Marketing de esportes
O marketing esportivo é a primeira categoria de marketing esportivo e se concentra na promoção de esportes, eventos esportivos, empresas esportivas e equipes esportivas. Há muitos outros tipos de marketing esportivo. Essa instância de promoção está centrada nos esportes de forma direta. Refere-se ao processo de projetar ou construir um trabalho ao vivo centrado em um tópico específico.
Quando as empresas dedicam esforços para organizar ou divulgar eventos esportivos, equipes e associações, esse tipo de marketing para esportes é conhecido como “marketing esportivo”. Esse tipo de marketing tem como objetivo principal atingir essa meta.
Eventos esportivos importantes, como as Olimpíadas e o Super Bowl, por exemplo, estão tentando promover a marca da empresa. A liga responsável pela organização do Super Bowl é a National Football League (NFL). Eles promovem o Super Bowl em si, a atmosfera do futebol americano em geral e outras equipes concorrentes por meio do uso do marketing esportivo. Como você pode ver, isso diz respeito a abordagens que podem ser adotadas para comercializar esportes para o público em geral e para os espectadores.
Marketing por meio de esportes
O segundo tipo de marketing que lida com esportes é conhecido como marketing por meio de esportes. Quando falamos de esportes e da fama de jogadores específicos, estamos nos referindo à promoção de várias mercadorias, empresas, serviços ou causas. Nesse caso específico, o marketing esportivo se preocupa com esportistas e equipes esportivas, e não com o esporte em si. Esse setor se preocupa com os indivíduos que endossam várias empresas e incluem esforços de patrocínio e eventos esportivos em suas estratégias de marketing para mostrar seus produtos ao público.
Nessa seção, as empresas se esforçam para comercializar um produto utilizando uma variedade de canais de publicidade, incluindo relações públicas, publicidade, transmissão e outros meios de publicidade. Afirma-se que os clubes ou associações esportivas são as entidades responsáveis por essa forma específica de marketing esportivo. Além de endossos e patrocínios, outras atividades de marketing que podem ser realizadas por meio de esportes incluem a venda de itens de marca, participação em eventos esportivos nos quais os jogadores interagem com seus fãs e outras atividades semelhantes.
Marketing esportivo de base
Por último, mas certamente não menos importante, o tipo de marketing conhecido como “esportes de base” é utilizado para promover os esportes para o público em geral e para a população do mundo inteiro. O aumento do número de pessoas que participam de um esporte é o principal objetivo do marketing esportivo de base. Sob essa perspectiva, o público em geral deve pensar nesse esporte como um tipo de atividade física e não como uma forma de entretenimento. Como resultado, haverá um aumento no número de pessoas que participarão do esporte no futuro.
O que é conhecido como marketing esportivo de base é um tipo de marketing social que se concentra nas pessoas em geral e nos benefícios que elas recebem. Na maioria dos casos, as associações esportivas que buscam aumentar o interesse em seu esporte e as agências governamentais são as responsáveis por estabelecer esse tipo de marketing. Além disso, organizações ou grupos beneficentes que têm como meta reduzir o custo da assistência médica e aumentar o número de crianças que participam de atividades esportivas se envolvem em marketing esportivo de base para incentivar a atividade física.
5 benefícios do marketing esportivo
Considerando a enorme audiência, lealdade, envolvimento e poder de compra dos fãs de esportes, o marketing esportivo é um canal em potencial que deve ser investigado para verificar se é ou não relevante para suas metas de negócios, indicadores-chave de desempenho e público-alvo. Veja a seguir algumas de suas vantagens:
1. A influência exercida pela inspiração
Os esportes são atraentes para as pessoas em todo o mundo e falam das qualidades que a maioria dos americanos preza: persistência, esforço árduo, devoção, colaboração e resiliência. A saúde física e mental de uma pessoa pode ser melhorada, as comunidades podem ser reunidas e um senso de pertencimento pode ser fomentado, emoções poderosas podem ser evocadas e a batalha pela justiça social pode ser travada de forma eficaz por meio dos esportes. As conquistas de um atleta e a história de como ele superou obstáculos podem servir como fonte de inspiração e motivação para que outras pessoas busquem a grandeza em suas próprias vidas. Seja em um clube local ou em uma equipe nacional, os esportes têm o poder de reunir indivíduos de diversas origens, promovendo, assim, um sentimento de identidade e orgulho compartilhados.
2. Criar uma conexão ao vivo com o público
Isso não é apenas um requisito para os entusiastas do esporte, mas também é algo que eles fazem regularmente. A empolgação e os bons sentimentos relacionados a um evento como o Super Bowl podem ser usados pelas marcas para gerar engajamentos em tempo real, experiências e eventos memoráveis. Isso resultará em um aumento do conhecimento da marca, da fidelidade do cliente e da confiança do consumidor.
Além disso, os espectadores de eventos ao vivo são menos propensos a pular anúncios por vários outros motivos. É de conhecimento comum entre os espectadores que anúncios e esportes são parceiros. Você quer ver os comerciais porque eles fazem parte da experiência de assistir ao vivo e quer debatê-los com outras pessoas. Além disso, em um cenário de transmissão ao vivo, não é possível pular os anúncios; as únicas exceções a essa regra são quando o espectador muda de canal ou faz uma pausa para ir ao banheiro.
3. Estabelecimento de relacionamentos com torcedores dedicados
Todos os clubes da liga, desde os Cowboys de Dallas até os Bills de Buffalo, os Guardians de Cleveland até os Cardinals de St. Louis, e todas as equipes intermediárias, têm torcedores dedicados aos seus times. Ao comprar o equipamento, assistir aos destaques e conversar no bebedouro, eles conseguem superar os bons e os maus momentos. Quanto mais eles amam o seu time, mais amam as pessoas que torcem pelo time deles, e é mais provável que se tornem embaixadores da sua empresa com facilidade.
4. Aumentar a associação da marca
Da mesma forma que acontece quando se alinha com as notícias locais, o efeito halo dos esportes pode melhorar significativamente a imagem e a reputação de uma empresa. Há uma percepção comum de que o esporte é sinônimo de colaboração, persistência e jogo limpo. As empresas têm a capacidade de aumentar sua impressão entre os clientes identificando-se com essas boas características. É possível que as empresas estabeleçam uma imagem de marca favorável e aumentem a confiança dos clientes prestando assistência a atividades comunitárias, atletas ou eventos esportivos. Isso pode retratar a empresa como uma empresa compassiva e solidária.
5. Aumento do número de vendas
Em vários níveis diferentes, os esportes têm uma influência substancial na economia. As Olimpíadas e a Copa do Mundo são dois exemplos de grandes eventos esportivos que têm o potencial de atrair turistas, estimular economias locais e oferecer possibilidades de emprego. Transmissão, patrocínio, merchandising e hospitalidade são apenas alguns dos subsetores que se enquadram no âmbito do negócio esportivo. Esses subsetores geram receitas significativas e contribuem imensamente para a expansão da economia.
Por que o marketing para esportes é tão importante
Há milhões de fãs em todo o mundo que são ferozmente entusiasmados com seus esportistas e equipes favoritas. Os esportes têm um vasto público mundial. As marcas podem aumentar sua exposição, envolver-se com um público-alvo e atingir suas metas de marketing e negócios por meio do uso do marketing esportivo, que lhes permite capitalizar a paixão, o alcance e a conexão emocional que os esportes geram.
A imagem de uma marca pode ser melhorada pela associação com esportes, o que é outro benefício digno de nota. Trabalho em equipe, dedicação, excelência e fair play são características frequentemente associadas ao esporte. É possível que as empresas melhorem sua reputação e sejam percebidas como apoiadoras da comunidade e das paixões que ela valoriza se estiverem alinhadas com esses ideais. Esse bom relacionamento tem o potencial de levar a uma maior confiança e lealdade por parte dos consumidores.