Não é segredo para ninguém que acompanha futebol, o boom que as casas de apostas tiveram no Brasil nos últimos anos, injetando um dinheiro jamais visto no esporte, porém, deixando muitas pessoas receosas em relação à este tipo de dependência.
As bets não estão em alta apenas por aqui, mas no mundo todo, no entanto, levantamento feito pelo Bolavip Brasil, revela que por lá, as empresas estão em cerca de 30% dos times, enquanto por aqui, esse número salta para 80%.
O levantamento corresponde aos patrocínios de 234 times da primeira divisão de 12 países diferentes: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Portugal e Turquia.
Os patrocinadores também foram categorizados por segmentos, como casas de apostas, instituições financeiras, companhias aéreas, montadores de automóveis, empresas de tecnologia, empresas de telecomunicações, empresas de energia (combustíveis e eletricidade), empresas de entretenimento, empresas de alimentos, patrocínios institucionais e outros.
Somando todas as ligas, as casas de apostas lideram com um total de 64 patrocínios diferentes nos mais variados países, das mais variadas, como Betano, Superbet, Dafabet app, Betfair, Betway, entre outras.
A segunda colocação fica com as instituições financeiras, com 35 camisas, e o pódio é fechado pelas telecomunicações que estão em 11 times. Os outros segmentos todos somados, contemplam 74 patrocínios, nos mais diversificados campos, como indústrias químicas, construção civil, indústrias de equipamentos, serviços e empresas do setor varejista.
Patrocínios de apostas são proibidos em alguns países
Um detalhe interessante a ser salientado, está no fato que dos 12 países analisados, três deles proíbem casas de apostas nas camisas dos times: Espanha, Itália e Turquia. Em compensação, em seis países os patrocínios de bets lideram o ranking: Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Brasil e México.
Se elencarmos os países que mais contribuem para os sites de apostas liderarem o ranking, a primeira colocação fica com o Brasil, onde são 15 patrocínios na série A do Campeonato Brasileiro, representando 80% dos times.
Portugal é o segundo da lista com 13 times sendo patrocinados por bets, seguido por Inglaterra e México que possuem oito cada.
Vale lembrar que a Premier League já aprovou a proibição da divulgação de casas de apostas nas camisas dos times, no entanto, a norma que foi anunciada em 2023, entrará em vigor apenas em 2026-2027, até lá, os clubes tem que se adequar à norma e os logos das empresas não poderão mais ser vistos nas camisas.
Apostas dominam o Campeonato Brasileiro
Na Série A do Campeonato Brasileiro, apenas cinco times não possuem um patrocinador master do ramo de apostas esportivas: Palmeiras (Crefisa), Grêmio e Internacional (Banrisul), Red Bull Bragantino (Red Bull) e Cuiabá (Drebor).
Entre os 15 times que possuem uma bet como principal apoiador, estão 12 casas diferentes. São elas: Betano (Atlético-MG), Betfair (Cruzeiro e Vasco), Vaidebet (Corinthians), Superbet (Fluminense e São Paulo), Pixbet (Flamengo), Parimatch (Botafogo), Stake (Juventude), Esportes da Sorte (Athlético-PR e Bahia), Novibet (Fortaleza), Blaze (Atlético-GO), Estrela Bet (Criciúma) e Betsat (Vitória).