Em novembro de 2023, a Premier League anunciou que os patrocínios de apostas esportivas serão proibidas no espaço master das camisas dos times que disputam a competição a partir de 2026-2027, ficando liberadas apenas na manga e em placas nos estádios.
Casas tradicionais como Bet365, Betano, Dafabet, Sportsbet.io, 22bet, Betway entre outras, não ficaram nada contentes com a medida, mas nada puderam fazer, já que a proposta de banimento foi aprovada em votação feita com os próprios clubes e tem como objetivo diminuir a exposição ao conteúdo de jogos de azar, e serve apenas para a parte frontal das camisas.
Apesar do anúncio em 2023, foi dado um prazo para que as equipes pudessem entrar em conformidade com a medida, no entanto, o que se tem visto, é uma manutenção dos patrocínios, temporada após temporada, revelando que os clubes irão aproveitar até o último momento a possibilidade de ter estes parceiros em suas camisas.
Para a temporada 2024-2025, nove clubes já confirmaram que terão empresas relacionadas à apostas no espaço nobre de seus uniformes, com esse número podendo aumentar, até o inicio do torneio em agosto.
Neste momento, estão confirmados a Betano (Aston Villa), Dafabet (Bournemouth), Net88 (Crystal Palace), Stake (Everton), SBOTOP (Fulham), Kaiyun Sports (Nottingham Forest), Sportsbet.io (Southampton), Betway (West Ham) e DEBET (Wolverhampton).
Além do aporte financeiro, que é super importante para que as equipes consigam se reforçar e se manter na elite do futebol inglês, muitas casas propõe facilidades como 22bet depósitos e retiradas, para os torcedores acompanharem os jogos com mais emoção. Até por isso, fica difícil fazer com que empresas de outros segmentos consigam equiparar propostas feitas pelas bets.
“Os patrocínios master da camisa oferecem aos clubes a melhor oportunidade de maximizar sua renda anual, juntamente com os acordos de fornecimento de material esportivo, e para clubes menores, que não estão entre os ‘big six’ da Premier League, a renda desses acordos assume uma importância ainda maior. Os clubes tem dificuldade de rejeitar este tipo de acordo com as bets, pois é uma boa oportunidade de lucrar com o valor agregado oferecido pelas casas de apostas. Os clubes estão cientes da importância de se afiliar ao tipo certo de marca, mas as somas oferecidas são substancialmente maiores do que qualquer outro possível parceiro de outro segmento pode oferecer”, explica Jake Kemp, analista esportivo da GlobalData.
Outros países já proíbem a publicidade de apostas nas camisas
Se a proibição de publicidade de casa de apostas nas camisas, causou polêmica na Premier League, vale lembrar que outras importantes ligas, já não permitem que empresas deste segmento estejam nas camisas dos times. É o caso da LALIGA e da Serie A italiana.
Equipes e ligas destes países, no entanto, como tem uma presença global, acabam fechando acordo com empresas de apostas, que acabam sendo válidos para outros países. Uma casa de aposta que tem estratégia em fechar patrocínios desta forma, sem que esteja na camisa das equipes, é a 1xbet, que já teve acordo com o Barcelona, PSG, Chelsea, Liverpool, Tottenham, e inclusive com a LALIGA e a Liga Serie A da Itália.
Equipes brasileiras cada vez mais dependentes de acordos com bets
Neste ano, na Série A do Campeonato Brasileiro, quatorze das vinte equipes possuem acordo com empresas de apostas, no momento.
O número só não é maior, porque recentemente, a VaideBet rescindiu seu acordo com o Corinthians, após polêmicas relacionadas à uma empresa intermediária. O alvinegro, no entanto, já busca um novo parceiro para o local, que será com certeza uma bet, fazendo assim com que 75% dos clubes tenham como principal acordo em seus uniformes, uma empresa do segmento de bets.