O termo “apostas” está cada vez mais comum no mundo dos esportes, principalmente no futebol brasileiro. Para quem acompanha os jogos, provavelmente já se deparou com alguma marca de site de apostas estampando como patrocinador nos mantos dos seus times favoritos. Desde 2018, as casas de apostas podem aparecer em anúncios e qualquer outra forma de publicidade como esta.
Quem agradece são os clubes, pois a disputa de mercado e espaço faz com que esses patrocínios invistam milhões de reais em cada clube, totalizando mais de R$ 400 milhões somente com as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro.
Pixbet – R$ 85 milhões ao ano
Com a saída conturbada da marca Vai de Bet do Corinthians, o Flamengo é atualmente a equipe brasileira que mais recebe patrocínio vindo de uma casa de apostas esportivas. A Pixbet tem exclusividade na Série A do Brasileiro apenas com o Flamengo, nenhum outro time a mais, estampando a parte da frente da camisa como patrocinadora master da equipe. Os valores que entram nos cofres da equipe chegam a R$ 85 milhões por ano.
Superbet – R$ 104 milhões ao ano
A Superbet entrou muito forte nesse segmento no futebol brasileiro, chegando a R$ 104 milhões em investimento em apenas duas equipes: São Paulo e Fluminense. Cada equipe está recebendo R$ 52 milhões por temporada para estampar a Superbet na parte da frente de seus uniformes tricolores.
Parimatch – R$ 27 milhões
Em janeiro de 2023 a Parimatch anunciou o patrocínio exclusivo com o Botafogo. O contrato foi de anos, até o final de 2024 num valor de R$ 55 milhões pelas duas temporadas, ou R$ 27 milhões por temporada. A equipe deixou de lado a outra casa de apostas Blaze, e agora a Parimatch estampa como patrocinadora master dos cariocas.
Betfair – R$ 84,5 milhões
A Betfair também chegou com muita força no mercado publicitário do futebol brasileiro. Inicialmente a marca estampava a camisa do Cruzeiro, como patrocinadora master da equipe, pagando R$ 25 milhões por temporada ao clube mineiro. Em maio de 2024, o Vasco anunciou a chegada da marca em seu uniforme também, ganhando destaque junto da listra icônica da camisa. O valor do contrato chegou em R$ 57,5 milhões por temporada, um dos maiores do Brasil, atrás do Flamengo.
Esportes da Sorte – R$ 79,3 milhões
A casa de apostas Esportes da Sorte está presente em quatro equipes da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. Na equipe do Bahia e Athletico, a marca estampa a parte frontal da camisa, como patrocinador master, pagando R$ 19 milhões à equipe baiana e R$ 17 milhões à equipe paranaense. A empresa é conhecida por fazer grandes investimentos em publicidade, incluindo a promoção do jogo Megazoo Claw com o influencer Carlinhos Maia.
Ela também faz parte da equipe do Palmeiras, pagando R$ 20 milhões para estampar em alguns lugares do seu uniforme, variando dependendo da partida. Por fim, o Grêmio fecha essa lista, estampando o peito, entre o escudo da equipe e o escudo da fornecedora do uniforme, com um total de R$ 23,3 milhões por ano.
Betano – R$ 18 milhões
A Betano aparece em apenas uma equipe do Campeonato Brasileiro Série A, é o Atlético Mineiro, por R$ 18 milhões, estampando a parte da frente do uniforme. Porém, no ano de 2024 a Betano passou a ser a patrocinadora oficial do campeonato, sendo que os valores não foram divulgados, informações indicam que eles estão entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões. Isso faz com que o nome da competição seja Brasileirão Betano 2024.
Novibet – R$ 17,5 milhões
A Novibet é outra casa de apostas que está inserida no futebol brasileiro. Na Série A ela patrocina apenas a equipe nordestina do Fortaleza, com valores que giram em torno de R$ 17,5 milhões por temporada. A marca também costuma aparecer como patrocinadora master em algumas competições, como o Campeonato Paulista de Futebol.
Estrela Bet – R$ 26,3 milhões
A Estrela Bet está presente como patrocinadora master apenas na equipe catarinense do Criciúma, pagando cerca de R$ 3 milhões por temporada. Porém, ela aparece como patrocinadora secundária na equipe gaúcha do Internacional, onde os valores estão por volta de R$ 23,3 milhões por temporada.
Stake, Blaze, Betsat e MrJack.Bet – R$ 44 milhões
Essas quatro casas de apostas em destaque totalizam R$ 44 milhões investidos neste ano de 2024 em equipes do Campeonato Brasileiro Série A. A Stake tem como equipe o Juventude, sendo patrocinador master e pagando cerca de R$ 15 milhões por ano. A Blaze também é patrocinadora master do Atlético Goianiense com R$ 14 milhões por temporada.
O Vitória volta a série A depois de alguns anos com o patrocínio da Betsat, com R$ 10 milhões por temporada. Por fim, a MrJack.Bet é uma das patrocinadoras do RedBull Bragantino, estampando as mangas do uniforme, por R$ 5 milhões na temporada.
Conclusão: A influência das casas de apostas no futebol brasileiro
As casas de apostas estão desempenhando um papel muito importante na economia das equipes brasileiras de futebol. Investimentos pesados e fonte de renda para muitas equipes, os clubes conseguem realizar melhorias no plantel na estrutura em virtude desse grande volume de incentivo através de patrocínios nos mantos dos clubes. Dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, apenas o Cuiabá não conta com nenhuma plataforma de apostas em sua camisa.
No entanto, é muito importante equilibrar as coisas, equilibrando a dependência financeira das equipes com as medidas de conscientização através do Jogo Responsável. O futebol brasileiro pode continuar prosperando de maneira sustentável, beneficiando-se dessas parcerias de sucesso, mas ao mesmo tempo, mantendo a integridade do esporte.