Quando um patrocínio de camisa torna-se icônico? Apesar de serem ridicularizadas por alguns, as marcas estampadas nos uniformes de futebol por vezes acabam ganhando um status próprio. Seja por uma longa duração ou um período de glórias da equipe, alguns acordos entraram para a história.
Pensando nisso, o site britânico Versus fez uma lista de 25 patrocínios de uniforme mais icônicos de todos os tempos. Como não poderia deixar de ser, considerando a fonte, é um compilado bastante focado no futebol europeu. Ainda assim, vale a pena conferir e relembrar alguns dos conjuntos mais memoráveis para os torcedores e aficionados.
Milan e Opel
A montadora europeia, parte do grupo Stellantis/Fiat, patrocinou os rossoneri de 1994 a 2006. Um período de grandes conquistas, com três títulos da Serie A e uma UEFA Champions League, e também grandes craques. Melhores momentos de lendas como Dida, Kaká, Nesta e Shevchenko com certeza terão essa parceria nas camisas.
Fiorentina e Nintendo
O calcio aparece novamente, desta vez com um patrocínio breve, mas realmente icônico. A Nintendo patrocinou a Viola por apenas duas temporadas, de 1997 a 1999, como parte da divulgação do console Nintendo 64. Mas deixou na história um dos mais belos uniformes, que ganhou ainda mais destaque com os gols e belas jogadas de Gabriel Batistuta.
Arsenal e O2
Os gunners também tiveram um famoso patrocínio ligado aos videogames, com a Sega estampando o uniforme entre 1999 e 2002. Mas é a parceria seguinte, que durou até 2006, que aparece na lista da Versus, com a empresa de telefonia O2. Além da simplicidade da logo, foi um dos períodos de maior glória na história do time londrino, incluindo os Invincibles de 2003-04.
Liverpool e Carlsberg
Quando falamos de patrocínios de longa data, a parceria entre os Reds e a cervejaria Carlsberg tem que ser lembrada. Não foram tantos títulos, é verdade. Mas entre 1992 e 2010 uma geração completa de fãs viu ídolos como Gerrard e Fernando Torres carregando a marca no uniforme de um dos maiores clubes da Inglaterra e do mundo.
Bayern de Munique e T-Mobile
A parceria pode não chamar muita atenção quanto outras. Mas o acordo entre Bayern e Deutsche Telekom para estampar a marca T-Mobile no uniforme bávaro supera os 20 anos! O contrato teve início em 2002 e já foi estendido até 2027.
Manchester United e Vodafone
Voltamos à Inglaterra e voltamos a uma empresa de telefonia. O patrocínio da Vodafone aos Red Devils não durou muito tempo (2001 a 2006). No entanto, para quem assistiu o início da era global da Premier League e viu o time desfilar em campo com craques do nível de Beckham, Rooney e Cristiano Ronaldo, a nostalgia sempre vai falar mais alto.
Internazionale e Pirelli
Pode falar: a imagem de Ronaldo Fenômeno surgiu em sua mente só de ler esse subtítulo. A parceria entre o clube italiano e a marca de pneus começou dois anos antes da chegada do brasileiro à Serie A. O fim veio 26 anos depois, quando a empresa decidiu abrir mão do patrocínio ao final da temporada 2020/21.
Bolton Wanderers e Reebok
Do brilhantismo de Jay Jay Okocha ao futebol mais rústico do técnico “Big Sam” Allardyce, o “Futebolton” marcou época quando a Premier League começava a se popularizar no Brasil. Uma pérola que ficou marcada pelo patrocínio duplo da Reebok, que durou de 1996 a 2008.
Boca Juniors e Quilmes
As cores do Boca Juniors já colocam o clube entre as camisas mais icônicas de todos os tempos. Único sul-americano na lista do site britânico, o uniforme com patrocínio da Quilmes marcou um período dourado para os xeneizes. Entre 1995 e 2001 o time conquistou quatro campeonatos argentinos, duas Libertadores e um Mundial, derrotando o Real Madrid.
PSV e Philips
A solução caseira às vezes é a melhor. A marca de eletrônicos originou-se na mesma Eindhoven do PSV e foi a principal patrocinadora da equipe de 1981 a 2016. Incluída nesses 35 anos está toda a década de 90, quando o time ganhou destaque como o primeiro destino de craques brasileiros na Europa: Romário, Rivaldo e Vampeta foram alguns brasileiros que passaram por lá.
Chelsea e Samsung
Esteticamente, a marca coreana não agregou tanto ao uniforme dos Blues. As onze temporadas desta parceria, porém, viram o Chelsea decolar rumo ao topo do futebol inglês e conquistar fãs ao redor do mundo. Terry, Lampard e Drogba são algumas das lendas desse período — além, é claro, de José “Special One” Mourinho comandando o time no início (2005) e no final (2015) do patrocínio.
Parma e Parmalat
Tomou? Além do comercial fofinho, a empresa de laticínios fez história no Brasil em parceria com o Palmeiras nos anos 90. Antes de desembarcar no país, a marca tinha começado trabalho similar em casa, financiando o Parma entre 1988 e 2000. Além dos títulos, o patrocínio gerou uma das camisas mais icônicas do futebol, vestida por craques como Zola, Crespo, Thuram, Buffon e Cannavaro.
Barcelona e Unicef
O início da parceria entre Barça e Unicef, em 2006, antecede em dois anos a chegada de Pep Guardiola ao comando do clube. No entanto, foi o período com o técnico catalão e um jovem Lionel Messi que elevou este uniforme ao status de lenda. Quando o acordo se encerrou, em 2011, Messi conquistava a terceira Bola de Ouro, somando-se ao tricampeonato espanhol e a duas Champions League.
Como vimos na lista, nostalgia e grandes conquistas são os principais fatores para um patrocínio se tornar icônico. Para os times brasileiros, a esperança é que os investimentos atuais gerem algo parecido, já que a consideração estética cada vez mais dá lugar à necessidade econômica.
Além das muitas marcas estampadas nos atuais uniformes, o futebol brasileiro vê uma quase hegemonia das plataformas online. Dos 40 clubes das duas primeiras divisões em 2024, apenas dois não contam com uma “bet” entre os patrocinadores. Dos acordos mais recentes, a casa de apostas KTO fechou com a Chapecoense, enquanto o Guarani assinou com a Dafabet e o Corinthians anunciou a Esportes da Sorte.