Nesta semana se iniciam as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro 2019, que compreendem 60 equipes de todo o país, cada uma com sua história, tradição e UNIFORMES.
O futebol brasileiro possui uma gama enorme de marcas fornecedoras de material esportivo em suas três divisões principais, trazendo assim muitos modelos de uniformes diferentes.
Para esta temporada temos alguns pontos a serem destacados, como a grande quantidade de marcas próprias (12), batendo recorde neste ano, principalmente na Série C (5), o domínio da Topper, somadas as três divisões, com 9 equipes no total, 3 menos do que no ano passado, no entanto a empresa ao que tudo indica sofrerá uma debandada de seus principais parceiros. Confira!
Fornecedoras do Campeonato Brasileiro 2019 das séries A, B e C:
Brasileirão Série A
A elite do futebol brasileiro é bem democrática em relação às marcas, tendo um total de 11 fornecedoras de material esportivo diferentes, quatro a mais do que no ano passado.
Assim como no ano passado, a marca campeã em equipes na elite do Brasileirão é a Umbro, novamente com seis equipes patrocinadas. De 2018 para hoje, a marca perdeu o Bahia, que lançou uma marca própria, mas com o acesso do Avaí, manteve o número.
A segunda continua sendo a Topper, neste ano com três equipes patrocinadas, duas a menos do que no passado, após Vitória e Paraná Clube serem rebaixados e o Atlético-MG mudar para Le Coq Sportif. Mas ganhou o Goiás, que subiu da Série B. Aí entra o primeiro asterisco de nosso gráfico, já que o Botafogo tem tudo acertado para vestir Kappa no segundo semestre, no entanto o anúncio ainda não é oficial, por isso não colocamos a marca italiana na lista.
Em terceiro lugar está a Adidas e a Nike, com duas equipes cada, sendo que a marca americana manteve Corinthians e Internacional e a alemã perdeu o Palmeiras para a PUMA, trazendo a marca do felino de volta à lista.
Além da PUMA, são outras seis as marcas com apenas um representante, sendo três delas marcas próprias – Esquadrão no Bahia (2º ano na elite), Leão 1918 no Fortaleza e Azulão no CSA – batendo o recorde da competição. A Le Coq Sportif volta a aparecer depois de muitos anos (2003 no Paraná) ao fechar com o Atlético-MG, a Diadora manteve o Vasco e a Under Armour perdeu o Sport Recife, rebaixado, ficando com apenas o Fluminense.
Do ano passado para este, somente a Lupo deixou de aparecer na lista, já que agora veste apenas a Ferroviária de Araraquara, que não está no Brasileirão.
Brasileirão Série B
Na segunda divisão o que se vê novamente é uma grande variedade de fornecedoras, que chegam a 14, mesmo número do ano passado.
A marca mais presente é a Topper, com cinco equipes, igual 2018, mas com a troca do Goiás, que subiu, com o Paraná Clube, que caiu da A. O time paranaense no entanto, já avisou que não continuará com a Topper até o final do ano, e é bem provável que nos próximos dias, oficialize uma parceria com outra fornecedora.
No segundo lugar estão a Karilu e a Kappa, com duas equipes cada. Enquanto a primeira ganhou o Operário para fazer companhia para o Londrina, a marca italiana fechou com Botafogo-SP e Vitória neste ano. O time baiano ainda veste Topper, mas apresentará seus novos uniformes em maio. Como o acordo já é oficial, fizemos a mudança no gráfico.
Logo atrás das duas, aparecem 11 fornecedoras diferentes, sendo quatro marcas próprias dos clubes, duas a menos do que ano passado. São elas: 1909 (Coritiba), única que se manteve, Dragão Premium (Atlético-GO), Sparta (América-MG) e Regatas (CRB), tendo as últimas três sido criadas em 2019. Como fornecedoras “terceirizadas” temos a Deka, Joma, Embratex, Numer, Umbro, Under Armour e Nike, que aparece novamente na competição por causa da fusão do Red Bull Brasil com o Bragantino.
Do ano passado para este, cinco marcas saíram da lista. Azulão, marca própria do CSA, subiu com o time, 19Treze, do Juventude, Lobo, do Paysandu, e Tubarão, do Sampaio Corrêa, foram para a Série C, já a Rinat deu lugar à Regatas no CRB.
Brasileirão Série C
A terceira divisão também possui uma grande variedade de fornecedoras, 19 no total, cinco a mais do que em 2018 e a recordista nas três principais divisões. É também a que tem mais marcas próprias (5).
A campeã nesta divisão é a Karilu, com duas equipes cada, enquanto o restante aparece com uma equipe, sendo cinco marcas próprias, três a mais do que 2018: a Cobra Coral (Santa Cruz), que foi a única a se manter do ano passado, Tubarão (Sampaio Corrêa), Lobo (Paysandu), 19Treze (Juventude), rebaixadas da Série B, e a N6 (Náutico), criada em 2019. As outras são Kanxa, que perdeu três times, Embratex, GSport, Criare, Ícone Sports, Clanel, Vettor Sports, ERK, BM9, WA Sport, AM Confecção, MEGA Sport e Topper, que perdeu o Náutico de lá pra cá.
Do ano passado para este, são quatro as empresas que saíram da lista. Alluri caiu com o Salgueiro para a Série D, e a Octo com o Joinville. A Rhummel subiu com o Bragantino para a B, mas após sair da equipe não aparece em nenhuma das divisões.
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Qual das fornecedoras do Campeonato Brasileiro 2019, das séries A, B e C, é a sua favorita?