Chegamos ao mês de outubro e, se você acompanha o MDF, com certeza percebeu que várias equipes lançaram, nos últimos dias, camisas em prol da campanha “Outubro Rosa“, de conscientização ao câncer de mama.
Essa tem sido uma grande tradição nas últimas temporadas, em todos os cantos do mundo, e cada vez mais times tem aderido, inclusive com doações de percentuais de venda para instituições especializadas.
Mas, qual foi a primeira camisa lançada em prol da campanha? Aquela que deu início a tudo isso? É o que falamos hoje no nosso quadro #ThrowbackThursday.
A resposta foi dada recentemente pelo blog La Casaca, que lembrou da camisa especial do Everton Football Club, da Inglaterra, para a temporada 2007-2008, na época, chamada de “Charity shirt”, ou “Camisa da caridade”.
Infelizmente, não há muitas informações, e muito menos fotos, da ação, mas, graças ao Football Shirt Culture, que trouxe uma matéria na época, contando tudo da novidade, podemos relembrar daquele momento.
Camisa rosa do Everton 2007-2008 Umbro
Na época, a matéria dizia que a ideia veio originalmente do chefe de relações públicas do clube, Ian Ross. O objetivo era apoiar a instituição de caridade de conscientização sobre o câncer de mama, após várias funcionárias do clube serem diagnosticadas e, posteriormente, passarem com sucesso pelo tratamento.
“É nossa maneira de agradecer por associação com a causa nobre e para arrecadar dinheiro através de leilão eletrônico e vários sorteios e competições”, disse Ross, na época.
Por isso, o clube fez 50 camisas, baseadas no design das camisas de jogo, para fins apenas de divulgação da campanha e contatou a instituição de caridade para oferecer apoio. Segundo Ross, eles ficaram surpresos que um clube da Premier League lhes tivesse oferecido ajuda. Então, foi marcado num domingo o “Ladies Day”, que iniciava a campanha nacional “Outubro Rosa”. Na ação do clube, uma libra de cada ingresso vendido iria para a campanha.
Então, com a campanha a todo vapor, utilizando-se nomes como Amanda Holden, a camisa começou a chamar atenção e cair no gosto do público, cada vez mais interessado em adquirir uma peça. Segundo Ross, originalmente, não havia a intenção de vender o manto rosa, pois existiam regras da Premier League em torno da produção e venda de kits, limitado a três modelos, que já haviam sido lançados. No entanto, a liga autorizou o clube a comercializar o modelo rosa, devido ao enorme interesse. Foram feitas então 1000 peças, todas femininas, para venda. Modelos masculinos foram utilizados somente pelos jogadores, em ações do clube, e posteriormente leiloadas, junto de vários outros itens, sendo que todo o dinheiro iria para a instituição.
O clube lançou algumas camisas com a cor rosa posteriormente, mas sempre como modelos reserva ou third de jogo, não com o mote da campanha. Mesmo assim, a camisa de 2007-2008 foi o pontapé inicial para uma tradição muito bacana, que ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.
► Compre camisas de times ingleses na FutFanatics
Lembrava da primeira camisa em prol do “Outubro Rosa”? Deixe seu comentário e compartilhe o link!