Mais uma franquia da MLS (Major League Soccer) deve alterar seu escudo em breve. Alguns perfis têm divulgado uma suposta nova identidade do New England Revolution.
As últimas temporadas da principal liga dos Estados Unidos têm sido marcadas por diversas mudanças em logos, como os do Chicago Fire e Columbus Crew, por exemplo, que causaram muita polêmica.
Novo escudo do New England Revolution
O vazamento foi realizado pelos perfis @WilliamsBob75 e @tedkerwin, que divulgaram o novo logo acima. Ele traz um design totalmente diferente do anterior, que vem sendo comparado com times como o Queens Park Rangers e o Rangers FC.
Ele tem formato circular, com fundo branco e contorno azul marinho, cor que também é vista também no nome do time e na data de fundação. No centro é colocado um elemento em vermelho e azul marinho (sem especulações por enquanto), com a letra R em branco.
Para os fãs mais nostálgicos ou conservadores da MLS, a mudança é o “último tiro no peito”, afinal, o Revolution era o único dos fundadores da liga a ainda utilizar seu logo original, que trazia a bandeira dos Estado Unidos estilizada com uma bola “Champions League”, design exclusivo no mundo, passando a trajar um modelo “padrão da modernidade”. A “boa notícia” é que o nome não vai mudar para “New England FC”, por exemplo.
Mesmo assim, temos que levar em consideração que esta não é a primeira mudança de logo da equipe. Em 2009, o Revolution retirou o nome do time, ficando somente com a bandeira, dada a exclusividade do design, que não necessitava de identificação.
MLS vive anos de mudanças
O Revolution, como dito acima, será a última equipe, entre as fundadoras, a alterar seu escudo para algo considerado mais moderno. De 1996 para cá, o DC United alterou pelo menos duas vezes seu logo e até mesmo o tradicional design das camisas, que traziam listras brancas horizontais. O Columbus Crew está em seu segundo rebranding, o que foi duramente criticado, fazendo com que ele tivesse que alterar alguns detalhes e voltar ao nome original (havia mudado para Columbus FC).
LA Galaxy e Colorado Rapids, além de alterarem drasticamente seus escudos, trocaram também as cores. Já o Metrostars, Dallas Burn, Kansas City Wizards e San Jose Clash se tornaram, respectivamente, NY Red Bulls, FC Dallas, Sporting KC e Houston Dynamo (o atual SJ Earthquakes é outra franquia, criada do zero).
O próprio time do Texas alterou seu escudo recentemente, assim como de sua equipe feminina, chamada Dash. O Chicago Fire também fez uma verdadeira revolução em sua marca, mudando as cores principais do uniforme, mas foi tão criticado que irá mudar novamente.
O Montreal Impact se tornou CF Montreal e mudou o escudo para o famoso “padrão City”, que, por sinal, é o modelo mais utilizado nas novas franquias. New York City, Inter Miami CF e o futuro Charlotte FC o utilizam. Atlanta United e Philadelphia Union também possuem escudos circulares.
E, se antes as equipes traziam nomes compostos e criativos, hoje, a tendência é que as novas franquias padronizem isso, buscando uma maior proximidade com os clubes da Europa e saindo do padrão de esportes americanos. Nos últimos anos, tivemos a entrada do já citado Atlanta United e Minnesota United, New York City e Orlando City, e os times que já aboliram o nome duplo, como Austin FC, FC Cincinnati, LAFC, Nashville SC e Toronto FC. Charlotte FC e St. Louis FC já estão confirmados a partir de 2022 e 2023, respectivamente.
Para uma liga que surgiu chamando a atenção pelos designs exclusivos de uniformes, escudos e nomes, o que vemos hoje é uma padronização e, na opinião deste que vos escreve, uma grande perda de identidade e personalidade. Todos os uniformes feitos pela mesma marca (Adidas), muitas equipes com escudos parecidos e a questão dos nomes, sem qualquer tipo de identidade. Salva-se, no entanto, as diversas ações de marketing e parcerias que a liga faz, como o Pride day, as camisas Parley, entre outros.
► Compre camisas de futebol na FutFanatics
O que achou do New England Revolution poder alterar seu escudo em breve? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!