As marcas aproveitam a Copa do Mundo para promover a sua publicidade para o torcedor brasileiro e internacional. Algumas marcas esportivas ganham destaque pelo número de patrocínios que elas conseguem obter. Um bom exemplo é a Nike, que patrocina 13 das 32 seleções que participação do Campeonato Mundial da FIFA.
Em segundo lugar está a Adidas, com 7 seleções sendo patrocinadas pela marca. Na terceira posição aparece a Puma, com 6 seleções. Caso sejam somados os patrocínios de Nike, Adidas e Puma, o total de seleções patrocinadas pelas três marcas representa 80% do total de times que participarão da Copa do Mundo.
Apesar desse percentual elevado de participação no patrocínio de seleções na Copa do Mundo, há também outras marcas que conseguiram espaço e se destacaram também pelo conceito por trás do estilo da camisa. Para saber mais, descubra marcas esportivas online aqui e conheça a variedade completa de marcas esportivas que se destacam no esporte mundial.
Conceito também ganha destaque na Copa do Mundo
A Copa do Mundo é a competição escolhida por diversas marcas para promover também causas sociais do país que são patrocinadoras. Um bom exemplo disso é a marca Hummel, que patrocina o uniforme da Dinamarca. Após o lançamento oficial da camisa do time dinamarquês, a Hummel afirmou que a ideia do uniforme preto é um protesto contra as condições de trabalho dos trabalhadores para construir os estádios da Copa do Mundo.
Envolta em muita polêmica, a construção dos estádios da Copa do Mundo já foi denunciada diversas vezes pelo fato de os trabalhadores não terem condições mínimas de higiene e proteção para fazerem as construções. Com isso, a Hummel viu uma oportunidade de mostrar a sua insatisfação com o tema e, em concordância com a Dinamarca, resolveu por criar um uniforme preto.
Em sua postagem no Instagram, a Hummel afirmou que removeu o tom de todas as marcas da Dinamarca na camisa da Copa do Mundo com o objetivo de atrair a atenção para os direitos humanos no Catar e para o tratamento que foi dado para os trabalhadores que construíram os estádios.
As marcas que não fazem parte dos 80%
Assim como a Hummel, há diversas outras marcas que não são muito conhecidas no mundo todo e que também conseguiram patrocínio com seleções da Copa do Mundo. Alguns exemplos são a New Balance, que conseguiu fechar um acordo com a Costa Rica e patrocinará a equipe na competição.
Outro exemplo é a Marathon, responsável pela camisa do Equador. Além dessas marcas, há também a Majid, do Irã, One All Sports do Camarões e a Kappa da Tunísia. Em uma disputa sempre muito forte entre as gigantes Nike e Adidas, a Adidas tem a seu favor não só os uniformes de 7 seleções, mas também a almejada bola da Copa do Mundo.
Além de estar em todos os jogos, a câmera sempre foca nela, o que é uma ótima fonte de marketing para essa empresa mundialmente famosa.