As casas de apostas tem ganhado um espaço bastante grande no futebol, não só no brasileiro, mas também mundial. No entanto, essa grande exposição de “jogos de azar” tem incomodado a Premier League, que em comum acordo com os clubes, definiu que a partir da temporada 2026-2027, esses patrocínios estarão proibidos no espaço máster das camisas dos times que disputam a liga.
Desta forma, a Premier League torna-se a primeira liga esportiva do Reino Unido a tomar tal medida voluntariamente para reduzir este tipo de publicidade.
Segundo comunicado, o anúncio segue uma ampla consulta envolvendo a Liga, seus clubes e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte como parte da revisão contínua do governo da atual legislação de jogos de azar.
A Premier League também informa que está trabalhando com outros esportes no desenvolvimento de um novo código para patrocínio de jogo responsável.
Como alguns clubes possuem acordos vigentes com casas de apostas, a liga resolveu dar um prazo de transição para que esta mudança seja viável, com isso, este tipo de publicidade só será permitida até 2025-2026, e após isso apenas acordos em outras propriedades serão aceitos.
Assim como no Campeonato Brasileiro, onde 12 dos 20 times tem uma casa de aposta como patrocinador máster, na Premier League, conforme levantamento feito pela loja Classic Football Shirts, atualmente 40% dos times possuem um parceiro relacionado a jogos de azar em sua propriedade principal da camisa.
Marcas como Betway, Fun88, Dafabet, Sportsbet.io, Stake.com, entre outras aparecem entre equipes como Westham, Newcastle, Bournemouth, Southampton, Everton, entre outros.
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