Uma notícia bombástica explodiu nesta quinta-feira (21), quando a Seleção da Alemanha anunciou que trocará a Adidas pela Nike a partir de 2027.
A mudança é oficial e foi publicada pelo site oficial da DFB (Federação Alemã de Futebol), que anuncia um acordo com a fornecedora norte-americana até 2034.
A chegada da Nike à Seleção da Alemanha é bastante representativa e mostra uma retomada da marca que estava perdendo muitas equipes e seleções nos últimos anos no futebol e mais do que isso, o acordo também põe fim à uma parceria do país com a Adidas que vinha ininterruptamente, desde 1980, porém possuia laços há mais de sete décadas.
“Estamos ansiosos por trabalhar com a Nike e muito contestes pela confiança depositada em nós. A futura parceria permitirá à DFB continuar a realizar tarefas fundamentais na próxima década, com vista ao desenvolvimento abrangente do futebol na Alemanha. Mas uma coisa também é clara: “Até dezembro de 2026, faremos tudo o que pudermos para alcançar o sucesso compartilhado com nosso parceiro atual e de longa data, a adidas, a quem o futebol alemão deve muito há mais de sete décadas”, comentou Bernd Neuendorf, Presidente da DFB, sobre a surpreendente novidade.
Holger Blask, Presidente do Conselho de Administração da DFB GmbH & Co., explicou que um dos motivos da mudança foi uma proposta financeiramente muito mais vantajosa feita pela Nike. No entanto, o valor não foi oficialmente divulgado.
“A adjudicação ao futuro parceiro fornecedor Nike é o resultado de um concurso transparente e não discriminatório. A Nike fez de longe a melhor oferta económica e também convenceu com a sua visão de conteúdo, que também representa um compromisso claro com a promoção de esportes amadores e populares, bem como o desenvolvimento sustentável do futebol feminino na Alemanha. O calendário do concurso é habitual no que diz respeito ao planejamento e aos prazos de entrega e foi discutido previamente com todos os participantes relevantes do mercado”, afirmou Blask.
“Com os 7,3 milhões de pessoas que representa, a DFB é uma instituição social central e tem um argumento de venda único entre as associações esportivas: apoia financeiramente os seus membros e não é financiada por eles. Isto ajuda a promover o futebol como um esporte popular e para podermos oferecer associações de clubes a taxas comparativamente baixas. Estamos gratos por poder olhar novamente para um futuro economicamente estável como associação, graças ao compromisso da Nike”, explicou Stephan Grunwald, tesoureiro da DFB.
Apesar do anúncio, a Adidas ainda será responsável por vestir a Seleção Alemã na Eurocopa, com os uniformes já revelados recentemente, e também na Copa do Mundo de 2026, quando fará sua grande despedida.
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