Desde que os sites de apostas esportivas começaram a atender o público brasileiro, no final de 2018, tem sido cada vez mais comum encontrarmos as “bets” estampando as camisas dos clubes nacionais.
Atualmente, 15 dos 20 clubes brasileiros possuem patrocínios masters de sites de apostas. O número pode ainda aumentar, visto que ainda há diversas grandes marcas do setor que ainda não patrocinam times do futebol nacional, como a bet365 brasil.
Apesar do investimento de milhões, algumas bets precisam adaptar sua identidade visual nas camisas para não conflitar com as cores dos clubes patrocinados. Neste artigo, vamos mostrar alguns casos emblemáticos em que marcas trocam de cores para não entrar em conflito com seus times:
Times patrocinados por sites de apostas
Com o fechamento da parceria entre Vasco e Betfair no início de maio, o maior patrocínio master do clube carioca, apenas 5 equipes da divisão de elite do futebol nacional não possuem casas de apostas em destaque em seus uniformes atualmente. São elas: Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Internacional e Cuiabá.
As demais, que representam 75% dos participantes da série A, possuem patrocínios de casas de apostas. A lista completa é a seguinte:
- Athletico/PR: Esportes da Sorte;
- Atlético/GO: Blaze;
- Atlético/MG: Betano;
- Bahia: Esportes da Sorte;
- Botafogo: Parimatch;
- Corinthians: Vai de Bet;
- Criciúma: Estrela Bet;
- Cruzeiro: Betfair;
- Flamengo: Pixbet;
- Fluminense: Superbet;
- Fortaleza: Novibet;
- Juventude: Stake;
- São Paulo: Superbet;
- Vasco: Betfair;
- Vitória: Betsat.
Desses, o patrocínio mais valioso é o do Corinthians, que fechou parceria no início do ano no valor de R$120 milhões por ano. Esse é considerado o maior patrocínio master da América Latina, no entanto, o acordo está sob suspeita, visto que foram identificados pagamentos extraoficiais a intermediários do contrato.
Como os patrocínios impactam na estética dos uniformes
Quando se fala em patrocínios de uniformes de times de futebol, a preocupação estética é sempre um assunto importante. Há casos em que a marca possui traços e cores que combinam com o clube, no entanto, também existem situações em que acontece justamente o contrário.
Um caso histórico emblemático foi quando a Coca-Cola, no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, patrocinou o Grêmio. Na época, o clássico fundo vermelho da logomarca do refrigerante teve que ser alterado para preto, para a cor da camisa não ter nenhum traço das cores do rival colorado.
Atualmente, algumas adaptações também são necessárias para o patrocínio “combinar” com as cores dos times patrocinados:
Esportes da Sorte e Athletico Paranaense
A plataforma Esportes da Sorte, que estampa o uniforma do Atlhetico Paranense possui, originalmente, partes da letra “E” de seu nome na cor verde (referência ao “green”, como são conhecidas as vitórias nas apostas esportivas). No entanto, o nome da empresa aparece somente com letras brancas no manto do Furacão.
O site de apostas também patrocina o Bahia, mas, nesse caso, a cor das letras da marca aparecem em azul, com um forte contorno em branco: tudo para aumentar a identificação da bet com os torcedores do tricolor bahiano.
Pixbet e Flamengo
Outra marca que alterou suas cores em nome do time patrocinado foi a Pixbet, cuja logo oficial é nas cores cinza e verde. Para evitar qualquer alusão ao rival das laranjeiras, o acordo foi o nome da patrocinadora aparecer totalmente em branco.
O rubro negro, a propósito, é um bom exemplo de clube que concede manter a identidade do seu uniforme intacta mesmo com diversos patrocínios. Isso porque todas as marcas da camisa são estampadas em branco, mesas cores das iniciais do clube, que aparece à esquerda do manto.
Tudo isso demonstra que, negócios à parte, a força das camisas dos clubes permanecem fortes. A economia do país e perfil dos patrocinadores mudam, mas os mantos continuam fiéis às cores originais de seus times.