Matéria atualizada em 28 de setembro de 2019. – Recebemos uma sugestão bastante interessante do nosso leitor Laureano Santos Filho, e resolvemos listar as marcas campeãs brasileiras na era dos pontos corridos.
Dentre os clubes, o Corinthians é o maior vencedor com quatro títulos, seguido por São Paulo e Cruzeiro que tem três cada. O Timão ultrapassou a dupla com o título do Campeonato Brasileiro de 2017. Antes, o alvinegro tinha vencido em 2005, 2011 e 2015. O Tricolor foi tricampeão em 2006, 2007 e 2008. O time Celeste venceu a primeira edição em 2003 e foi bicampeão em 2013 e 2014. Palmeiras e Fluminense possuem dois títulos cada, os paulista venceram em 2016 e 2018, enquanto os cariocas em 2010 e 2012. Santos e Flamengo completam a lista dos campeões no formato utilizado há dezesseis anos.
Mas e entre as fornecedoras, quais marcas estiveram juntos aos clubes na hora de levantar o troféu?
Ao todo são seis as marcas que já foram campeãs brasileiras ao longo dos pontos corridos. A liderança é dividida entre Nike, que esteve ao lado do Corinthians nas quatro conquistas, e Adidas que possui dois títulos com o Fluminense e dois com o Palmeiras.
Em seguida, vem duas marcas empatadas com três títulos cada. A brasileira Olympikus esteve ao lado do Flamengo em 2009 e ao lado do Cruzeiro nas duas conquistas desta década, e a inglesa Reebok foi parceira do São Paulo durante o tricampeonato.
A curiosidade fica por conta das duas não terem mais presença no futebol. A Olympikus tem seu foco quase todo no voleibol, enquanto a Reebok tem concentrado esforços no ramo fitness e recentemente assinou um milionário contrato para ser fornecedora exclusiva do UFC.
Topper e Umbro são outras marcas que chegaram ao troféu mais cobiçado do Brasil ao lado de Cruzeiro (2003) e Santos (2004).
Além das fornecedoras, destacamos também os patrocinadores máster de cada uma das equipes campeãs, e a marca que lidera o topo é a LG, parceira do São Paulo durante os três títulos seguidos. A Unimed, a BMG e a Crefisa vem em seguida com dois títulos cada, sendo a primeira ao lado do Fluminense, a segunda ao lado do Cruzeiro e a terceira junto ao Palmeiras. Fiat (Cruzeiro 2003), Bombril (Santos), Samsung (Corinthians), Postos Ale (Flamengo), Neoquímica (Corinthians) e Caixa (Corinthians) também tiveram a sua marca expostas em destaque na camisa dos jogadores que levantaram os troféus do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Em 2017, uma peculiaridade que merece um asterisco. A Cia do Terno era parceira do Corinthians em alguns jogos pontuais, mas com a boa fase do time, decidiu fechar contrato até o final do ano.
Veja abaixo o infográfico:
► Compre camisas de futebol na Fut Fanatics
Na sua opinião qual das marcas campeãs brasileiras na era dos pontos corridos foi mais marcante e por que?