Carros e camisas de futebol é algo que historicamente tem uma grande ligação. Quantos uniformes se tornaram clássicos com a marca de empresas automobilísticas estampadas?
Podemos citar aqui diversos exemplos, como a Citroën que esteve na camisa do Celta de Vigo por mais de 30 anos, ou até mesmo de empresas automobilísticas que são donas de times, como o Jeonbuk Hyundai da Coreia do Sul.
Já vimos muitas empresas do ramo investindo em equipes brasileiras também, como a dupla Gre-Nal, que era patrocinada pela Chevrolet no final dos anos 90 e a Fiat que por muito tempo patrocinou o Cruzeiro, o Palmeiras, o Vitória, o Goiás, entre outros.
E atualmente, este setor é um dos que mais investem no futebol mundial, aparecendo nos uniformes e até mesmo dando nome a estádios de diversas equipes espalhadas pelo globo.
Conheça 10 marcas de carros que patrocinam camisas de futebol em 2017:
Chevrolet – Manchester United
O Manchester United assinou com a Chevrolet em 2012, substituindo a Aon, no espaço nobre da camisa dos Red Devils. Os valores giram em torno de 350 milhões de euros distribuídos em sete temporadas, ou seja, até 2019.
Aqui na América do Sul, a Universidad de Chile é mais uma equipe a atuar com a “chamativa” logomarca da Chevrolet em sua camisa. A marca estadunidense se tornou a patrocinadora máster da equipe nesta temporada, em um contrato que vai até 2019.
Jeep – Juventus
A Jeep se tornou a principal patrocinadora das camisas da Juve em 2012, substituindo a Betclic nos mantos da Vecchia Signora. Em 2014, ambas as partes acertaram uma extensão de contrato de seis anos, em que a empresa pagará 17 milhões de euros por temporada para a equipe.
O curioso é que a Jeep é controlada pelo Grupo Chrysler, que foi adquirido pela Fiat em 2009. Tanto a Juventus, quanto a Fiat são controladas pela família do presidente Andrea Agnelli.
Mercedes-Benz – VFB Stuttgart
A Mercedes-Benz estampa sua marca nas camisas do Stuttgart desde 2012, enquanto, desde 2008, passou também a dar nome ao estádio da equipe, que fica próximo ao museu e à fábrica da montadora.
Recentemente, ambas as partes chegaram a um acordo de renovação no contrato até o ano de 2019.
Hyundai – Lyon
O Lyon traz em suas camisas a marca automotiva Hyundai desde 2012, quando a empresa sul-coreana substituiu a Betclic. Na época, a empresa automobilística chegou a um acordo de 5 milhões de euros com a equipe, 2 milhões a menos do que a empresa de apostas pagava ao ex time de Juninho Pernambucano.
A Hyundai ainda é dona de um time na Coreia do Sul, o Jeonbuk Hyundai Motors, que disputou o último Mundial de Clubes da FIFA e costuma estampar seus principais carros nas camisas da equipe.
Volkswagen – VFL Wolfsburg
Este é mais um caso em que uma empresa automobilística é dona de um clube. A Volkswagen controla o Wolfsburg desde meados dos anos 50 e também estampa os uniformes da equipe com sua mais do que conhecida logomarca.
Acredita-se que a Volks injete 100 milhões de euros por ano no clube e pague 30 milhões em patrocínios, valor próximo ao que o gigante Bayern de Munique recebe de seus principal patrocinador e superior ao que recebe o Borussia Dortmund.
Seat – Eintracht Braunschweig
A empresa espanhola é a patrocinadora máster da equipe alemã desde 2013 e vem estampando sua marca nas camisas do time e no estádio Eintracht desde então. Em julho deste ano, ambas as partes chegaram a um acordo de renovação por mais duas temporadas, com término em 2019.
Dacia – Udinese
A marca romena de automobilismo é patrocinadora da equipe desde 2009 e também se tornou dona dos Naming Rights do estádio da Udinese, que passou a se chamar Dacia Arena Friuli. Recentemente, ambas as partes assinaram um contrato de renovação até 2020.
Nissan – Yokohama F.Marinos
A equipe japonesa foi fundada pela empresa conterrânea Nissan Motors em 1972, com o nome de Nissan Motors FC. Em 1991 se tornou um dos clubes fundadores da J-League, tendo inclusive uma fusão com os rivais Yokohama Flugels, de onde surgiu o conhecido Yokohama F. Marinos. A marca da montadora sempre apareceu nos uniformes da equipe e dá nome ao conhecidíssimo estádio internacional de Yokohama, palco do Penta, o Nissan Stadium.
Toyota – Nagoya Grampus
O Nagoya Grampus Eight é mais uma equipe que foi fundada por uma montada, neste caso a Toyota, originalmente em 1939 e depois voltou à ativa em 1991, novamente controlada pela montadora japonesa, sua dona até os dias de hoje. A Toyota, além de estampar sua marca nas camisas da equipe, também dá nome ao estádio, o Toyota Stadium.
Urawa Reds – Mitsubishi
Os Red Diamonds são mais uma equipe que possuem uma montadora por trás: a Mitsubishi. A empresa e dona da equipe investe no futebol desde os anos 50 e já possuiu equipes em Kobe e Tóquio antes da criação do Urawa Reds em Saitama. A marca já estampou sua logo na área nobre das camisas da equipe, mas hoje aparece nas mangas.
► Este artigo é um oferecimento de www.AutoPecas24.pt
Você lembra de outras marcas de carros que patrocinam camisas de futebol na atualidade? Comente!