Atualização: 04 de agosto de 2018
Nesta semana se iniciam as Séries A,B e C do Campeonato Brasileiro 2018, que compreendem 60 equipes de todo o país, cada uma com sua história, tradição e UNIFORMES.
O futebol brasileiro possui uma gama enorme de marcas fornecedoras de material esportivo em suas três divisões principais, trazendo assim muitos modelos de uniformes diferentes.
Para esta temporada temos alguns pontos a serem destacados, como a grande quantidade de marcas próprias (8), principalmente na Série B (6), o domínio da Topper, somadas as três divisões, com 12 equipes no total, e a grande quantidade de equipes que trocarão de fornecedora no meio do ano, principalmente na Série A.
Fornecedoras do Campeonato Brasileiro 2018 das séries A, B e C:
Série A
Assim como no ano passado, a marca campeã em equipes na elite do Brasileirão é a Umbro, que no começo do campeonato terá seis equipes patrocinadas. Em breve, a marca perderá o Bahia, que lançará uma marca própria, tendo assim que dividir a liderança com a Topper, com cinco equipes.
Em terceiro lugar está a Adidas, com três equipes, que curiosamente fez duas trocas com a Under Armour, quarta colocada, com duas equipes. A marca alemã perdeu o Sport Recife para a norte-americana, enquanto o São Paulo saiu da UA para as três listras.
Com a volta do Internacional à primeira divisão, a Nike volta a ter duas equipes, contando com o Corinthians, e aparece na quarta posição. Com apenas uma equipe aparecem a Diadora, há algum tempo sumida, com o Vasco, e a Lupo Sport, que retorna junto com o América-MG.
Série B
Na segunda divisão o que se vê é uma grande variedade de fornecedoras. Isso se deve principalmente a grande quantidade de marcas próprias, um total de seis, algo nunca antes visto na divisão. A marca mais presente é a Topper, que começou com três times mas herdou dois da Adidas, contabilizando cinco atualmente. A marca alemã por sua vez, começou a série B com três equipes, mas perdeu todas elas.
Logo atrás das duas, aparecem duas marcas que cresceram nos últimos anos, ambas com duas equipes cada, a Numer e a Embratex. Com uma equipe apenas, aparecem 11 fornecedoras diferentes, sendo mais da metade marcas próprias dos clubes. Como fornecedoras “terceirizadas” temos a Deka, Joma, Karilu, Rinat e Umbro, enquanto as marcas próprias são a Azulão (CSA), Leão1918 (Fortaleza), Tubarão (Sampaio Corrêa), 19Treze (Juventude), Lobo (Paysandu) e a recém troca no Coritiba, que saiu da Adidas e lançou sua marca própria, a 1909.
Série C
A terceira divisão também possui uma grande variedade de fornecedoras, 14 no total, mesmo número da Série B. A campeã nesta divisão é a Kanxa, com quatro equipes, enquanto Karilu e Topper aparecem logo atrás, com duas cada. Depois, 13 fornecedoras aparecem com uma equipe, sendo duas marcas próprias, a Cobra Coral (Santa Cruz) e a Octo (Joinville). As outras são Alluri Sports, Clanel, ERK, Ícone Sports, GSport, Numer, Rhumell, Umbro e Vettor. O Atlético Acreano não tem fornecedora.
Qual das fornecedoras do Campeonato Brasileiro 2018, das séries A, B e C, é a sua favorita?