Nos últimos anos é notório o aumento do número de empresas de apostas investindo no futebol mundial, seja com patrocínios à equipes ou até mesmo com naming rights de competições. Porém, quando se fala em Inglaterra, isso fica ainda mais evidente.
Segundo levantamento do diário “The Guardian”, atualmente, 60% dos clubes nas duas primeiras divisões do país são patrocinados por empresas do ramo de apostas. Além disso, as três divisões da Football League (correspondentes à segunda, terceira e quarta divisões inglesas) tem como nome oficial “Sky Bet League”.
Atualmente, na primeira divisão inglesa, nove das 20 equipes estampam uma marca de apostas na camisa, representando um valor de 51,1 milhões de libras (aproximadamente 270 milhões de reais) de um total de 315,6 milhões (aproximadamente 1,7 bilhões de reais) movimentados pelos patrocinadores. Na Football League Championship, a segunda divisão, as marcas relacionadas a bolsa de apostas esportivas tem ainda mais domínio, aparecendo nas camisas de 17 dos 24 participantes.
Segundo especialistas da sportingintelligence, a grande procura por empresas de apostas se dá como uma boa opção para as equipes em ter um contrato com valores altos e ter sua marca difundida pelo mundo.
A Premier League foi perguntada se o futebol e a indústria de apostas estão “ficando muito próximos” e respondeu apenas que acredita que “os clubes devem ter autonomia para decidir com quais empresas eles devem fechar negócio”. No entanto, as empresas de apostas não estão permitidas por lei, a estampar suas marcas nos uniformes de categoria de base ou em camisas infantis colocadas à venda.
Os jogadores de futebol também estão proibidos de apostar em jogos de futebol ou de serem patrocinados individualmente por uma empresa de apostas, porém, já houveram casos de desrespeito à essa regra. O polêmico Joey Barton, por exemplo, foi banido por 18 meses do futebol no ano passado, o que fez com que a Football Asociation encerrasse uma parceria com a Ladbrokes.
A English Football League afirmou recentemente que as empresas de apostas “fazem uma contribuição significante para a sustentabilidade financeira do futebol profissional em todos os níveis”, deixando claro que no acordo com a Sky Bet está previsto que a relação entre liga e empresa possui uma grande “responsabilidade social”, inclusive com campanhas de conscientização ao vício com apostas e suas consequências.
Confira os acordos de patrocínio máster dos 20 times da Premier League e quanto eles recebem (segundo o sportingintelligence):
Manchester United + Chevrolet (Automóveis) – £ 47 milhões
Manchester City + Etihad (Aviação) – £ 45 milhões
Arsenal + Emirates (Aviação) – £ 40 milhões
Chelsea + Yokohama (Pneus) – £ 40 milhões
Liverpool + Standard Chartered (Bancos) – £ 40 milhões
Tottenham + AIA (Seguros) – £ 35 milhões
West Ham + Betway (Apostas) – £ 10 milhões
Everton + SportPesa (Apostas) – £ 9.6 milhões
Crystal Palace + ManBetX (Apostas) – £ 6.5 milhões
Newcastle + Fun88 (Apostas) – £ 6.5 milhões
Southampton + Virgin Media (Telecomunicações) – £ 6 milhões
Burnley + Laba360 (Apostas) – £ 5 milhões
Wolverhampton + W88 (Apostas) – £ 5 milhões
Bournemouth + M88 (Apostas) – £ 4 milhões
Leicester City + King Power (Duty Free) – £ 4 milhões
Cardiff City + Visit Malasya (Turismo) – £ 3 milhões
Fulham + Dafabet (Apostas) – £ 3 milhões
Watford + FXPro (Corretora) – £ 3 milhões
Brighton + American Express (Serviços Financeiros) – £ 1.5 milhões
Huddersfield Town + Ope Sports (Apostas) – £ 1.5 milhões
O que acham do domínio de empresas de apostas nas camisas de equipes inglesas? Compartilhe!