Mario Celso Petraglia, presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, tem tido bastante espaço na mídia nas últimas semanas. Após utilizar a camisa amarela da Umbro Nations, que havia sido rejeitada pelo clube, com o intuito de apoiar o candidato Jair Bolsonaro, o dirigente também causou polêmica e preocupação nos torcedores do Furacão, ao sugerir que o clube iria mudar de nome e de cores para 2019.
“Não se esqueça de que vermelho mais preto, dá cor-de-vinho, por exemplo”, disse, em entrevista para a ESPN Brasil, dando a entender que o clube teria uma nova cor. “Clube Atlético tem vários: Mineiro, Boca Juniors, River Plate e nós, o Paranaense. O Atlético-MG se apossou do prenome, porque não gosta do ‘Mineiro’. Eu gostaria de que nos chamássemos ‘Paranaense’. É o ‘meu’ nome, e é assim que somos conhecidos na América do Sul”, disse em relação a uma possível mudança de nome.
No entanto, nesta segunda-feira, Petraglia se desculpou com os torcedores e garantiu que não haverá nenhuma mudança de nome ou cores do clube na nova identidade visual do clube, que realmente mudará e será apresentada no final do ano.
“Buscávamos chamar a atenção de vocês e da mídia”, explicou o dirigente ao UOL. “Peço desculpas pelas brincadeiras e respostas muitas vezes sem nexo, temos nos divertido muito”, completou.
Um esboço do novo escudo do clube circula na web desde agosto. Segundo o UOL, o monograma CAP, que traz um estilo gótico, deve apresentar mudanças em seu estilo e ser retratado de outra forma.
Assim como comentamos anteriormente, o estatuto do clube proíbe a mudança no nome, nas cores e no hino, pois são patrimônios culturais e não podem ser modificados, portanto, caso o clube quisesse fazer alguma modificação neste sentido, primeiramente o Conselho teria que modificar o estatuto, algo que é considerado praticamente impossível.
Além da nova identidade, o clube deve lançar em dezembro uma nova camisa comemorativa que trará já o nome escudo aplicado no peito. A Umbro continuará sendo a fornecedora do clube, em uma parceria que é a mais longeva do Brasil, iniciada em 1997.
Gostou do fato do Atlético-PR não mudar seu nome e cores, apenas o seu escudo?