Na segunda-feira (3), foi celebrado o Dia Internacional do Deficiente Físico, e se aqui no Brasil tivemos uma ação muito legal da Caixa com seus times patrocinados, na Argentina, o Talleres de Córdoba lançou uma campanha de conscientização e inclusão de pessoas com deficiência visual.
Durante o jogo contra o Racing, o time argentino atuou com o nome dos jogadores na camisa em braille. A ação foi feita em parceria com a Fundação Argentina contra a Cegueira e a Clínica de Ojos Córdoba e tinha o intuito de mostrar a importância da utilização deste sistema no dia a dia para que deficientes visuais tenham cada vez mais autonomia.
Apesar da ação ter sido feita na Argentina, o Brasil também precisa se atentar para este problema. Segundo levantamento do IBGE, atualmente são mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e seis milhões com baixa visão.
O sistema Braille, foi criado em 1825, ou seja há 193 anos, pelo jovem francês Louis Braille, que perdeu sua visão aos três anos de idade. Aos 16, ele inventou um sistema de leitura especial e contribuiu para a formação e inclusão de milhões de pessoas pelo mundo.
Gostou da ação do Talleres de Córdoba que colocou o nome dos jogadores em braille na camisa em prol do dia do deficiente físico?